Museu Nacional dos Coches

Arquivo


MNCoches | Concerto da OML no Antigo Picadeiro – 20 de junho

No dia 20 de junho, domingo, a partir das 17h00, a Orquestra Metropolitana de Lisboa promete animar musicalmente o belo salão nobre do antigo Picadeiro Real do Museu dos Coches.

Desta vez, a interpretação da OML estará a cargo da solista Janete Santos (flauta) e a direção do Maestro Pedro Neves. Reserve já o seu lugar!

 

Aquisição de bilhetes através: https://ticketline.sapo.pt/evento/nas-asas-do-sonho-54631 

Ticketline locais habituais

Valor M/6: 18€

Reservas / Informações: Ligue 1820 (24 horas) / 21 361 73 21

AVISO – uso obrigatório de máscara

 

 

PROGRAMA:

Edvard Grieg (1843-1907) – Duas Melodias Elegíacas, Op. 34 (1881)

8 min.

  1. Hjertesår (Feridas do Coração)
  2. Våren (Última Primavera)

 

Kaija Saariaho (n. 1952) – L’aile du songe, Concerto para Flauta e Orquestra (2001)

21 min.

  1. Aérienne

        Prélude

        Jardin des oiseaux

        D’autre rives

  1. Terrestre

        L’oiseau dansant

        Oiseau, un satellite infime de notre orbite planétaire

 

Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893) – Souvenir de Florence, Op. 70 (1890)

33 min.

  1. Allegro con spirito
  2. Adagio cantabile

III. Allegretto moderato

  1. Allegro vivace

 

Protagonista de uma brilhante carreira que se estende há mais de quatro décadas, a compositora finlandesa Kaija Saariaho é uma das figuras mais destacadas da música européia contemporânea. O culto da música espetral beneficiou muito com o seu contributo. Mas em terrenos menos abstratos, houve um instrumento que sempre despertou a sua atenção. Asa do sonho, de 2001, explora, precisamente, as nuances expressivas do timbre da flauta, da sua respiração à frente de cuidadas texturas orquestrais. A inspiração provém de uma coleção de poemas de Saint-John Perse, o escritor francês que recebeu o Prémio Nobel da Literatura em 1960. Nesses textos, o voo e a vida das aves transporta-nos por entre metáforas que refletem sobre a existência humana, num confronto de dois universos substancialmente contrastantes, o Ar e a Terra. O programa completa-se com a nobreza melódica de duas composições para as cordas da orquestra assinadas por nomes ilustres da música da segunda metade do século XIX. No caso do norueguês Edvard Grieg, evocam-se duas canções sobre poemas intitulados Feridas do Coração e Última Primavera. Já na companhia do russo Piotr Ilitch Tchaikovsky, é recordada uma viagem à cidade italiana de Florença.