A Conservação de uma Moldura

Na Galeria de Retratos do Picadeiro Real encontramos uma das mais belas obras do Museu Nacional dos Coches: «Retrato de Princesa D. Maria Amélia do Brasil» do pintor Winter – Halter.

Este retrato da Princesa D. Maria Amélia do Brasil, datado de 1845-1847, apresenta uma composição de meio corpo, em pose para a esquerda, sobre um fundo escurecido. Caracteristicamente, manifesta sofisticação, visíveis no detalhe do vestido, revelando grande domínio da técnica pictórica.

A pintura encontra-se integrada numa moldura que exerce a função primordial de proteger e conservar a pintura, bem como, de exercer o reforço estético da obra.

A moldura como objeto singular, tem a sua própria valorização, evidenciando-se como uma peça digna de apreço, com um trabalho diferenciado de maior qualidade e erudição, aliando o funcional ao estético.

Tecnicamente, é executada em madeira, entalhada e dourada. Apresenta uma decoração com motivos vegetalistas replicados nos cantos e centros. Estes ornamentos encontram-se sobre um fundo anelado, produzido com a técnica de puncionado de vários diâmetros. O topo é encimado com uma coroa vazada no seu interior.

A moldura está a ser objeto de uma ação de conservação, por parte da Oficina de Conservação e Restauro do Museu Nacional dos Coches.

A intervenção de conservação e restauro pretende recuperar as condições de estabilidade, conservação e fruição do objeto descrito e identificado mediante ações de conservação e restauro regidas pelos princípios deontológicos da Conservação e Restauro, possibilitando a recuperação desta obra de arte.

MNCoches, 05 de maio de 2022 Sofia Júlio.

Legenda das fotografias:

• Winter-Halter, “Retrato da Princesa D. Maria Amélia do Brasil” , 1845-1847. MNC, inv. HD 0187
  • Moldura e a sua intervenção de conservação.