Bens do MNCoches no “Museu do Tesouro Real”

Detentor de diversas coleções representativas do fausto e aparato usualmente associado às protocolares cerimónias da Casa Real Portuguesa, o MNC encontra-se representado no MUSEU DO TESOURO REAL, situado no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.

Associados ao “Poder e a Aclamação Régia”, integram o Núcleo 5 intitulado “Insígnias Régias: Objetos Rituais da Monarquia”, os seguintes bens do MNC:

·         Tabardo do Rei de Armas, Inv. F 1105

·         Colar de “Rei de Armas”, distintivo, Inv. HD 0186

·         Lança remate de porta estandarte (armas de D. João VI), Inv. HD 0928

·         Trombeta da Charamela Real de D. José I, Inv. IM 0029

·         Pendão da Charamela Real, Inv. IM 0046

Os referidos bens desempenhavam um papel crucial na cerimónia de advento de cada novo monarca, que em Portugal era designada por aclamação ou levantamento, uma vez que os reis não eram coroados nem sagrados ou ungidos.

As insígnias portuguesas adequavam-se ao que era usual nas demais monarquias europeias, com um conjunto central de objetos simbólicos como coroa, ceptro, manto, estoque, completado por outros objetos ligados diretamente a determinadas partes do ritual, como estandarte, trono, missal, crucifixo, almofada, escrivaninha.

Especificamente portuguesas eram as ordens honoríficas ostentadas em semelhantes ocasiões: às ordens religiosas militares medievais (Cristo, Santiago, Avis) juntavam-se as modernas de Nossa Senhora da Conceição e da Torre e Espada.

Para saber mais sobre a coleção do Museu do Tesouro Real, em particular o núcleo de bens do MNC, faça uma visita ao novo espaço museológico da cidade de Lisboa. Já agora, aproveite para (re)descobrir o vizinho MNCoches onde poderá encontrar uma coleção hipomóvel única no mundo para além de diferentes bens da antiga Casa Real portuguesa. Visite-nos!!

Núcleo expositivo MNC. Museu do Tesouro Real PNA.