Museu Nacional dos Coches

Conservação e Restauro


Berlinda Processional – Integração na exposição permanente após restauro

18 de dezembro de 2024 | 18h00

Realizou-se no novo edifício do Museu Nacional dos Coches a apresentação pública da Berlinda Processional de Nossa Senhora do Cabo, após uma rigorosa intervenção de restauro multidisciplinar que contou com o apoio mecenático da Fundação Millennium bcp.

A Procissão de N. Senhora do Cabo é  uma tradição religiosa anual em Cabo Espichel, Sesimbra, A sua origem remonta ao século XIV, quando, segundo a tradição, a imagem de Nossa Senhora do Cabo foi encontrada por um pastor numa gruta, gerando uma grande devoção popular. O local tornou-se rapidamente um ponto de peregrinação.

A romaria acontece no último fim de semana de setembro, com a imagem sendo transportada do Santuário até a Ermida da Virgem Maria, num percurso de cerca de 5 km, acompanhada por uma grande multidão. Esta procissão é uma das mais antigas e importantes manifestações de fé em Portugal.

 

 

CONVITE

O Presidente do Conselho de Administração da Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E., o Presidente da Fundação Millennium BCP e o Diretor do Museu Nacional dos Coches têm a honra de convidar V. Exa. para a cerimónia oficial de apresentação da Berlinda Processional, no circuito expositivo do Museu, após a intervenção de restauro com o apoio mecenático da Fundação Millennium bcp.

18 de dezembro, às 18h00

Novo Edifício MNC