A Coleção

Coche de D. Maria Francisca de Sabóia

Viatura de aparato designada por Carrosse Moderne foi trazida para Portugal pela rainha D. Maria Francisca de Sabóia-Nemours (prima do rei Luís XIV de França), que casou em 1666 com o rei D. Afonso VI e dois anos mais tarde com o rei D. Pedro II.

1
2
3
4
5
Este modelo caracteriza-se por uma inovação. O sistema de manobra apresenta a chamada quinta roda (eixo circular sob o banco do cocheiro) permitindo a passagem das rodas dianteiras sob uma peça em arco designada pescoço de cisne e facilitando a rodagem à esquerda e à direita.

• Século
  • XVII
  • Viatura
  • de aparato
  • Trabalho
  • Francês
  • Inv
  • V 0002
  • Dimensões
  • 588 x 197 x 250 cm

1 – Caixa é fechada com oito janelas de vidro e pintada com motivos florais nos painéis laterais.

2 – Nos alçados traseiro e dianteiro figuras alegóricas da Guerra, Sabedoria, Fama, Justiça e Clemência rodeiam os escudos com os duplos brasões de Portugal e Sabóia-Nemours.

3 – Nas portinholas medalhões ladeados por figuras de mulher figuram as iniciais da rainha.

4 – O interior está revestido de veludo, sendo o teto guarnecido de galão, franja e pregaria dourada.

5 – Este modelo caracteriza-se por uma inovação.

Coches

Continue aqui a explorar os diferentes coches da exposição:
link coche-de-filipe-ii
imagem Coche de Filipe II