Concerto de homenagem a Paulo Gaio Lima | OML – 22 de julho

No dia 22 de julho, quinta-feira, a partir das 19h00, o antigo Picadeiro Real do Museu Nacional dos Coches recebe a Orquestra Metropolitana de Lisboa para um Concerto de homenagem a Paulo Gaio Lima.

Ana Pereira – Violino

Marco Pereira – Violoncelo

António Rosado – Piano

Pedro Neves – Maestro

Ludwing van Beethoven

Triplo Concerto para Violino

Violoncelo, Painao e Orquestra, Op. 56

Obras para ensemble de violoncelos (com a participação de ex-alunos do professor).

Entrada gratuita mediante inscrição prévia através do e-mail: relacoespublicas@metropolitana.pt

Mais informações: www.metropolitana.pt/uma-orquestra/programacao-e-bilheteira-orquestra/

Paulo Gaio Lima (1961-2021)
A 10 de junho de 1992, aquando do concerto de apresentação da Orquestra Metropolitana de Lisboa, Paulo Gaio Lima sentava-se na primeira cadeira do naipe de violoncelos. Aconteceu assim durante vários anos, construindo-se uma cumplicidade humana e artística que seria determinante para a consolidação de uma orquestra que dava os primeiros passos e que, entretanto, se tornou «adulta». Sempre no âmbito do projeto Metropolitana, de que foi pilar fundador, passou a dada altura a ocupar-se mais do ensino, enquanto pedagogo. Foi, precisamente, na Academia Nacional Superior de Orquestra que orientou uma classe de formação cuja excelência se espelha em boa parte nos violoncelistas que se destacam hoje no panorama musical. Cuidamos da sua memória e do seu legado. A Música, à qual dedicou tanto da sua vida, segue em diante.