Museu Nacional dos Coches

Arquivo


Concerto Solene “As Amelianas” – 23 de maio

MARQUE NA AGENDA – 23 de maio | 21h00

Concerto Solene “As Amelianas”, no Novo Edifício do Museu Nacional dos Coches 

Este evento visa homenagear S.M. a Rainha Dona Amélia de Orléans e Bragança, fundadora do Museu dos Coches, evocando os 160 anos do seu nascimento, bem como duas datas marcantes na história da instituição: a inauguração em 1905 e a abertura do novo edifício em 2015.

Sem marcação prévia. Entrada condicionada à capacidade do espaço.

 

 

PROGRAMA DO CONCERTO SOLENE – AMELIANAS II, 23.05.2025

Rui de Luna – barítono
Pedro Vieira de Almeida– piano
Marcos Lázaro -violino
Pedro Santos – acordeão
Natália Luiza – actriz convidada-narradora

D. Pedro IV (1798/1834) – “Hino da Carta Constitucional”
Hino do Reino de Portugal 1921/1910 (versão original 1821- Arquivo Paço Ducal de Vila Viçosa)
Barítono/piano/violino/acordeão

Wolfgang Amadeus Mozart (1756/1791) – Ópera-Bodas de Fígaro(1786) – 3º acto “Fandango/Marcha”(Real Paço da Pena- Concerto realizado a dois pianos pelo Infante D. Manuel e o pianista Alexandre Rey-Colaço, a 09/06/1907)
Piano/violino/acordeão

Wolfgang Amadeus Mozart (1756/1791) – Ópera-Bodas de Fígaro(1786) – 3º acto, ária do Conde – “Hai gia vinta la Causa” (Real Paço da Pena-Concerto realizado a dois pianos pelo Infante D. Manuel e o pianista Alexandre Rey-Colaço, a 09/06/1907)
Barítono/piano/violino/acordeão

Felix Mendelssohn (1809/1847) – “Canção da Primavera”(1844)-opus 62 nº6 (Palácio Real do Oriente-Madrid-Jantar de Gala em honra dos Reis de Portugal-Orquestra dos Guardas Alabarderos, a 12/03/1906)(Real Teatro de S. Carlos, toca o pianista Ignaz Paderewsky, a 21/04/1905, para a Família Real)
Piano/violino

Giachino Rossini (1792/1868) – Ópera-Italiana in Algeri (1813) – 1º acto, ária de Mustafa -“Gia d`insólito ardore” (Real Paço da Ajuda. Jantar e concerto de gala em Honra da Rainha Alexandra de Inglaterra e do Príncipe Carlos da Dinamarca. Toca a orquestra do Real Teatro de S. Carlos, maestro Lombardi, barítono Mário Ancona, a 22/03/1905).
Barítono/piano/violino/acordeão

José Sousa Coelho Militão (1818/1888) – “Fado Balada” (1846). Real Paço de Vila Viçosa, jantar. Toca o Regimento de Caçadores nº4, a 13/01/1903
Piano/violino/acordeão

Camille Saint-Saêns (1835/1921) – “Carnaval dos Animais”(1886) – ”O Cisne”(parte-XIII)( Real Paço das Necessidades, Jantar. Toca o Real Corpo de Marinheiros, a 04/12/1904),
Real Teatro de S. Carlos, concerto com o violinista Jacques Thibaud, a 21/01/1901, com o patrocínio da Rainha D. Amélia, para o Instituto Ultramarino, criado pela Rainha D. Amélia/António Eanes /1891)
Piano/violino/acordeão

Giacomo Puccini (1858/1924)-Missa de Glória (1880) “Crucifixus” (Capela de Nossa Senhora das Necessidades do Real Paço das Necessidades, executado de 1908/1910)
Barítono/piano/violino/acordeão

Jules Massenet (1842/1912) – Ópera-Thaís(1894)-2ºacto-“Meditation” (Real Paço do Porto, a 22/10/1900, toca o Regimento de Infantaria nº 6) (Real Teatro de S. Carlos, com o violinista Alessandro Genesini. Concerto de encerramento do Congresso Marítimo Nacional, a 03/02/1902)
Piano/violino

Giuseppe Fatuo (1880/1905) Enrico Panzacchi (1840/1904) “Sento che t´amo” (1902) Entre as obras de Giuseppe Fatuo destaca-se a ária “Sento che t’Amo”, uma romanza (canção lírica) composta para voz e piano. Esta romanza, “ Sento che t´amo”, foi dedicada ao lendário tenor napolitano Enrico Caruso em Milão a 05/01/1902 e que fez a sua estreia mundial, acompanhado ao piano, pelo próprio compositor e maestro G. Fatuo, numa récita no Real Teatro de S. Carlos, a 09/03/1902, patrocinada pela Rainha D. Amélia, em benefício do Instituto Ultramarino (Criado pela Rainha D. Amélia/ António Eanes/1891)
Barítono/piano/violino/acordeão

Pietro Mascagni (1863/1945) – Ópera-Cavaleria Rusticana (1890) – 1ºacto “Intermezzo”(Real Teatro de S. Carlos 02/01/1898, récita de gala para celebrar a abertura das Cortes). (R.Teatro de S. Carlos, Récita de Gala, com Gemma Bellincioni, que foi agraciada pelos Reis, com o titulo de Cantora da Real Câmara e Edoardo Garbin, que recebe o habito de Cristo, a 20/03/1901) (Real Teatro de S. Carlos. Récita de Grande Gala em Honra do Imperador Wilhelm II, da Alemanha, a 28/03/1904)
Piano/violino/acordeão

Pytor Llyich Tchaikovsky (1840/1893) -“None but the lonely heart” (1869) opus 6-nº6 (Real Teatro de S. Carlos, concerto patrocinado pela Rainha D. Amélia a favor da Caixa de Socorros a Estudantes Pobres, a 14/07/1905)
Barítono/piano/violino/acordeão

Pytor Llyich Tchaikovsky (1840/1893)-Bailado-Quebra Nozes (1892) – 2ºacto“Valsa das Flores” (Windsor Castle, a 16/11/1904, concerto de Gala, em Honra da Rainha D. Amélia) Piano/violino/acordeão

Ruggero Leoncavallo (1857/1919) / Enrico Panzacchi(1840/1904) “Mattinata” (1904) Canção dedicada a Enrico Caruso
(Esta canção foi interpretada no Concerto de gala em Honra do Príncipe Augusto da Saxónia, a 09/03/1907 no Palácio da Ajuda)
Barítono/piano/violino/acordeão

Frederico Chueca (1846/1908)“Las Zapatillas“Serenata (1895). (Real Paço das Necessidades/Real Corpo dos Marinheiros, a 04/12/1904)
Piano/violino/acordeão

Georges Bizet (1838/1875) – Ópera Carmen(1875)-2ºacto-Escamillo “Votre Toast , je peux vos rendre” (Real Paço da Ajuda. Jantar e concerto de gala em Honra da Rainha Alexandra de Inglaterra e do Príncipe Carlos da Dinamarca. Tocou a orquestra do Real Teatro de S.Carlos, maestro Lombardi, barítono Mário Ancona ,a 22/03/1905)
Barítono/piano/violino/acordeão.