Conferência no Teatro Thalia “A Cadeirinha do Conde do Farrobo” – 9 de março

No dia 9 de março, quinta-feira, a partir das 18h00, o Diretor do Museu Nacional dos Coches irá proferir no Teatro Thalia uma comunicação intitulada ” A Cadeirinha do Conde do Farrobo”.

A referida cadeirinha, que faz parte da coleção do MNC (Inv. V 0070), foi temporariamente cedida para a exposição temporária “Il Fanatico per la musica: O Conde de Farrobo e o Teatro das Laranjeiras”, patente no Teatro Thalia, em Lisboa. entre 17 de dezembro de 2022 e 31 de março de 2023.

Executada em Portugal por auto(es) desconhecido(s) entre 1830-1855, esta cadeirinha em estilo Império encontra-se revestida exteriormente a couro negro com aplicações de bronze dourado e recortado e pregaria cinzelada. Interiormente é revestida de cetim cru lavrado e espolinado a fio de seda torso de cor amarela, com grandes motivos florais. Possui três cortinas de tafetá de seda vermelha, franjadas do mesmo, suspensas de um cordão superior por meio de finas argolas metálicas. O parsevão (pavimento) é forrado de couro vermelho e pregaria.
Tratando-se de um meio de transporte sem rodas, era carregada por dois ou quatro lacaios, com a ajuda de correias de couro suspensas aos ombros, utilizando dois varais amovíveis, encaixados em suportes metálicos fixos lateralmente.
Julga-se que este meio de transporte terá pertencido a Joaquim Pedro Quintela, 2.º barão de Quintela e 1.º conde de Farrobo (Lisboa, 11.12.1801-Lisboa, 24.09.1869), grande apoiante da causa de D. Pedro IV e um dos mais afortunados homens do Portugal do seu tempo.

-> Matriz Net

A entrada na exposição é livre e na Conferência também. Contamos com a sua presença na Conferência, no dia 9 de março!

Fotos MNC – Nuno Augusto