Conservação e Restauro in situ | Apoio da Fundação Millennium BCP

Desde o início do mês de abril que está a decorrer uma ação interdisciplinar de conservação e restauro na coleção de viaturas do MNC (vídeo).

Esta ação, que conta com o apoio mecenático da Fundação Millennium BCP que permitiu a contratação de técnicos especializados, terá a duração de seis meses, sendo coordenada pelo Departamento de Conservação e Coleções do Museu, e conta com o apoio técnico e científico do Laboratório José de Figueiredo/DGPC, instituição a quem cumpre a concretização da política de conservação dos bens culturais móveis e integrados, propriedade do Estado.

As viaturas escolhidas serão intervencionadas no próprio local de exposição, onde será montado um laboratório móvel, pelo que os visitantes podem observar in situ o decorrer do trabalho destas equipas.

As intervenções vão incidir nas áreas de têxteis, metal, couro, madeira, pintura e douramento.
O Coche de Filipe II, viatura mais antiga da coleção, é o primeiro a ser intervencionado, estando já montado, na sala de exposição, o respetivo “laboratório”, assim como foram iniciados os trabalhos de conservação.

collage