Museu Nacional dos Coches

Arquivo


Curiosidade … de dezembro

SABIA QUE…

Construído em 1874, o Hipódromo de Belém situava-se no Bom Sucesso, nas traseiras do atual CCB. Em Julho e Outubro desse mesmo ano, organizaram-se as primeiras corridas.

 

Foi um dos locais mais frequentados da capital e da família real (desde o rei D. Fernando II até ao D. Carlos I e ao seu irmão, o príncipe D. Afonso). Também recebeu paradas e exercícios militares, bem como a primeira corrida de automóveis em Portugal, realizada a 17 de Agosto de 1902. Nela participaram apenas três concorrentes, tendo vencido o locomobile a vapor do americano H. S. Abott. Os outros dois participantes foram um Panhard & Levassor do francês Albert Beauvalet e um Darracq de Alfredo da Silva. A prova foi organizada pelo príncipe D. Afonso, (grande fã de automóveis, ficou conhecido pelo “o Arreda”), pois o infante atingia uma velocidade, que podia chegar aos 40 km/h, em vias para carros de bois e cavalos. Para facilitar a sua mobilidade, utilizava a voz como sinal de passagem, gritando “arreda!”, por forma a desimpedir a via.

 

Na exposição do Museu, encontra o exemplar do primeiro automóvel em Portugal, um PANHARD & LEVASSOR de 1895, cedido pelo Automóvel Club de Portugal (ACP).

 

As últimas corridas de cavalos tiveram lugar em 1893, visto que no início do século XX, o hipódromo foi encerrado e transferido para o Campo Grande. Inclusive Eça de Queirós, cita na sua obra de Os Maias, o episódio das “Corridas no Hipódromo” (In Os Maias, 1888).

 

 

 

 

 

+ INF.