Museu Nacional dos Coches

Arquivo


Curiosidade do mês …. de ABRIL

Sabia que…

A pintura “Aventurina” tem a sua origem em Veneza no séc. XVII, e deve o seu nome a um pequeno incidente com um operário …

 

Ao deixar cair por descuido, uma pequena limalha de ferro sobre vidro em fusão, lembrou-se do brilho da pedra vulgarmente chamada Victorina e exclamou… “una avventurina”!

A pedra Victorina é uma variedade de quartzo com brilho metálico de tom vermelho ou amarelo com pontos cintilantes que refletem luz, é uma espécie vulgar em Espanha e na Escócia.

A técnica da pintura Aventurina obtinha-se combinando uma determinada quantidade de vidro pisado, altamente aquecido, com protóxido de cobre e óxido de ferro.

Esta técnica decorativa pode ser observada num dos mais emblemáticos coches da coleção, o Coche da Coroa, trabalho francês, encomendado por D. João V, em Paris e integrou o séquito da Embaixada do Conde da Ribeira Grande ao rei Luís XIV, em agosto de 1715.

Podemos igualmente observar esta técnica decorativa em três berlindas da Casa Real da primeira metade do séc. XVIII, que estão expostas no novo edifício do Museu Nacional dos Coches.

A partir do dia 6 de abril poderá observar esta e outras curiosidades que se escondem nesta riquíssima coleção.

 

Texto: Rosinda Palma. Técnica Superior MNC

 

Detalhe – Pintura Aventurina. Coche da Coroa / MNC

 

Coche da Coroa. MNC / ADF / DGPC