Museu Nacional dos Coches

Arquivo


CURIOSIDADE DO MÊS … de agosto

SABIA QUE ….

“Estar na Berlinda…” é uma expressão que ainda não caiu em desuso…

Tem a sua origem no facto de se ter inventado na cidade de Berlim, no 3º quartel do séc. XVII, um meio de transporte a que se chamou Berlinda e era muito mais estável que o coche.

Este novo veículo introduziu grandes alterações técnicas em toda a sua estrutura, principalmente no sistema de suspensão da caixa, que passou a estar assente nas correias de couro.

A Berlinda inicialmente concebida para longas viagens pela sua estabilidade, irá com o decorrer do tempo, ascender a viatura de aparato.

Durante a «Regência» (1715-1723), a nobreza de Paris introduz este modelo nas cidades e rapidamente se verifica uma alteração no gosto de algumas cortes europeias por este tipo de veículo.

A decoração nas Berlindas torna-se cada vez mais luxuosa, dando-lhe a dignidade e estatuto de viatura de aparato, começando a ser preferida ao “velhinho Coche”.

A expressão “estar na Berlinda” deriva exatamente deste “querer estar em alta…”, “ ser o alvo das atenções…” em qualquer entrada pública ou ocasião de cerimónia.

É no reinado de D. João V em 1727, que se faz a 1ª grande encomenda a Paris, de 23 Berlindas (10 mais luxuosas e 13 mais simples) para integrarem o séquito Real que partindo de Lisboa se dirigiu à fronteira do rio Caia, em janº de 1729, quando do duplo casamento entre o príncipe herdeiro D. José de Portugal e a princesa Mariana Vitória de Bourbon, e a infanta Maria Bárbara de Bragança com o príncipe herdeiro D. Fernando de Bourbon.

Algumas destas Berlindas fazem parte dos veículos expostos no Novo Museu Nacional dos Coches… no entanto uma das Berlindas desta encomenda de D. João V em 1727, integra hoje a coleção de um museu privado, próximo da cidade de Washington…

Venha descobrir esta e muitas outras curiosidades ao visitar esta belíssima coleção exposta no Novo Museu Nacional dos Coches.

(Rosinda Palma – Técnica Superior EXTENSÃO CULTURAL)

Berlinda da Casa Real, séc. XVIII, fabrico francês. Inv. V0027