SABIA QUE…
DOM JOÃO V, se tornou rei de Portugal no dia 9 de dezembro de 1706.
O monarca foi apelidado de “Rei de Portugal e Algarves” até à sua morte (31 de julho de 1750). Para além disso, ficou ainda conhecido por “O Magnânimo” (ou o “Rei-Sol português) devido às grandes obras e à ostentação evidenciada durante o seu reinado.
Esta ostentação traduziu-se em várias manifestações nomeadamente na decoração dos coches usados em cerimónias de grande aparato, que pela sua ornamentação e riqueza impressionavam as populações.
No Museu Nacional dos Coches, os visitantes podem encontrar as seguintes viaturas de aparato do período Joanino:
1 – O Coche de D. Maria Ana de Áustria, séc. XVII
Viatura de aparato mandada construir pelo imperador José I da Áustria, para o casamento de sua irmã, D. Maria Ana com o rei de Portugal D. João V. Chegou a Lisboa por mar numa frota de 11 naus.
2 – O Coche de D. João V, séc. XVIII
Viatura de aparato mandada construir pelo rei D. João V para a Casa Real Portuguesa. A obra é atribuída ao escultor José de Almeida e ao seu irmão Félix Vicente de Almeida, entalhador da Casa Real. As pinturas são atribuídas a José da Costa Negreiros ou ao pintor francês Pierre Antoine Quillard.
3 – O Coche da Coroa, séc. XVIII (início)
Viatura de aparato que fez parte da Embaixada de D. João V, à Corte de Luís XIV, em 1715, sendo embaixador o Conde da Ribeira Grande.
4 – O Coche do Papa Clemente XI (início)
Viatura de aparato oferecida pelo Papa ao rei D. João V, em 1715, com as “faixas bentas” destinadas ao baptismo do príncipe primogénito D. José.
5 – Os Coches do Embaixador, da Coroação de Lisboa e dos Oceanos
Carros triunfais. Integraram o conjunto de cinco coches temáticos e dez de acompanhamento que acompanharam o cortejo da Embaixada ao Papa Clemente XI, enviada a Roma por D. João V em 1716.
Venha descobrir estas magníficas viaturas de aparato no M.N.Coches!