SABIA QUE…
O programa do último torneio “à antiga”, realizado no Hipódromo de Belém a 24 de abril de 1892, foi ilustrado pelos mais afamados artistas nacionais da época: Columbano e Rafael Bordalo Pinheiro, Silva Porto, Roque Gameiro…
Pequeno folheto com capa impressa a cores. Dimensão: 10,00 x 16,00 cms. Folhas anexadas por uma pequena fita em dois tons de azul, a atar no campo superior esquerdo. Impresso na Tipografia e Litografia da Companhia Nacional Editora.
Capa mais conjunto de 11 postais editados no âmbito do referido Torneio , promovido pela Rainha D. Amélia; um contendo o programa do Torneio e os restantes ilustrando os diferentes jogos, segundo originais de Roque Gameiro, Condeixa, João Vaz, Silva Porto, Columbano, António Ramalho, Manuel Gustavo e Rafael Bordalo Pinheiro.
Capa – Ilustração de Rafael Bordalo Pinheiro
2.ª Folha – Torneio (Programa)
3ª Folha – Cortejo de Entrada – Ilustração assinada por Roque Gameiro
4.ª Folha – Carroussel – Ilustração assinada por Condeixa
5.ª Folha – Escaramuça de Cadeira Dobrada – Ilustração assinada por Vaz
6.ª Folha – Jogo das Alcansias – Ilustração assinada por Silva Porto
7.ª Folha – Corrida aos Pombos – Ilustração assinada por Columbano
8.ª Folha – Escaramuça de Rodopio -Ilustração assinada por AR (?)
9.ª Folha – Jogo das Canas – Ilustração assinada por Manuel Gustavo Bordalo Pinheiro
10.ª Folha – Jogo da Rosa – Ilustração não assinada
11.ª Folha – Corrida ao Estafermo – Ilustração assinada por Rafael Bordalo Pinheiro
12.ª Folha (Verso) – Ilustração assinada por Rafael Bordalo Pinheiro
Torneio do “fio” verde, nome do grupo liderado pelo infante D. Afonso Henriques, no último torneio “à antiga”, realizado no Hipódromo de Belém em 24 de Abril de 1892.
O espectáculo foi promovido por uma Comissão de Beneficência presidida pela rainha Dona Amélia, destinada a angariar fundos para os familiares das vítimas do naufrágio da Póvoa do Varzim.
O torneio constava de nove partes distintas incluindo outros tantos jogos equestres, entre os quais se contavam a “Cabeça do Turco”, as “Alcanzias”, o “Jogo da Rosa” e a “Corrida aos Pombos”. Dele participaram vinte e dois cavaleiros, pagens, charameleiros e lacaios, trajando à moda do século XVIII.
O grupo oponente ao do Infante, denominado “Fio azul e cor-de-laranja” era comandado pelo conde de S. Martinho, D. António de Siqueira.
Para saber mais, venha conhecer a exposição temporária “O Torneio da Rainha: a solidariedade do povo português” que, tal como já foi referido, inaugura no dia 19 de dezembro de 2023, a partir das 18h30. Estão todos convidados!