Curiosidade do mês … de DEZEMBRO

O mau estado em que se encontravam as estradas em Portugal no início do século XIX, contribuiu em parte para a vitória do exército anglo-luso sobre as tropas invasoras de Napoleão…

Até finais do século XVIII, a preferência pelo transporte fluvial ou marítimo atrasou o desenvolvimento das vias terrestres e a inexistência de uma rede de estradas em Portugal.

A Rainha Dona Maria I extingue o Ofício do Correio-Mor que durante cerca de dois séculos esteve na posse da família Gomes da Mata e reconhece a necessidade de melhorar a circulação de pessoas, do correio e da transação de produtos.

Em 1788, José Diogo Mascarenhas Neto publica o “Método para Construir as Estradas em Portugal”, e já como Superintendente Geral dos Correios e Postas do Reino, institui o serviço da Mala-Posta em 1798, tendo publicado ”As instruções para o estabelecimento das Diligencias entre Lisboa e Coimbra”.

Esta primeira fase de serviço público entre Lisboa e Coimbra durou apenas de 1798 a 1804, devido à fraca adesão dos passageiros que se queixavam da morosidade das viagens, da insegurança das estradas e dos assaltos às diligências.

Fatores como uma exploração deficitária, instabilidade política e de guerra civil levaram à interrupção do serviço da Mala-Posta por largos períodos de tempo.

Só com Dona Maria II em meados do séc. XIX, ao criar um Ministério das Obras Públicas, dirigido por Fontes Pereira de Melo, se inicia um período de vastas intervenções nas comunicações terrestres (estradas, pontes, linha férrea, telégrafo e uso do selo na correspondência).

É utilizado o método ”Mac-Adam” em todas as estradas reais, constroem-se 17 pontes, conclui-se a estrada régia de Lisboa/Porto, são adquiridas novas carruagens, as estações de muda também sofrem melhoramentos consideráveis.

É desta época, a Mala-Posta nº7 que se encontra exposta no Museu Nacional dos Coches e que fazia o percurso Lisboa/Porto, levando 34h, e parando em 23 Estações de Muda.

Em 1856 inaugura-se a linha férrea Lisboa /Carregado e em 1864 chegava-se ao Porto de comboio em poucas horas e com muito mais segurança… no entanto as diligências continuaram até final do séc. XIX a ligar as capitais de distrito.

São apenas algumas das curiosidades associadas à completa coleção de transportes hipomóveis expostos no Museu Nacional dos Coches em Belém. Visite-nos!!