Museu Nacional dos Coches

Arquivo


Curiosidade do mês … de FEVEREIRO

Sabia que…

O coche que mais participou em exposições no estrangeiro foi o coche designado por “Coroação de Lisboa”…

 

Este coche integrou o séquito do Marquês de Fontes, D. Rodrigo Annes de Sá e Menezes, na célebre embaixada enviada por D. João V ao Papa Clemente XI, em 1716.

Tendo sido feito em Roma, é um dos três coches triunfais que se destaca pela qualidade artística dos grupos escultóricos, e cuja composição alegórica enaltece a cidade de Lisboa como Capital do Império.

Voltou à cidade de Roma, em finais de 1990, para a exposição “ Roma Lusitana Lisboa Romana”.

Durante o primeiro semestre de 1991, em Bruxelas, integrou a exposição sobre o tema “ Triunfo do Barroco “na Europália/91.

Na sequência do êxito desta grande manifestação de divulgação da cultura portuguesa, a National Gallery of Art em Washington (1993-94) e a cidade de San Diego na Califórnia (1994), expressaram interesse em apresentar parte do espólio do “ Triunfo do Barroco”, tendo sido este Coche uma das obras dos eleitas. A viatura regressou novamente ao Museu Nacional dos Coches, em finais de 1994.

 

Pertence à Câmara Municipal de Lisboa uma réplica deste coche que esteve exposto no C.C.B. em 1991/92 e hoje se encontra no Convento de Mafra.

 

Esta e outras curiosidades poderá descobrir ao visitar a maior e mais completa coleção de transportes hipomóveis exposta no Museu Nacional dos Coches, dentro em breve, assim o desejamos…

(Rosinda Palma)

 

“Roma Lusitana. Lisboa Romana”, exposição temporária, Roma, 1989.

Transporte do Coche do Embaixador do Marquês de Fontes ao Papa Clemente XI para para o local da exposição.