Curiosidade … de Janeiro

SABIA QUE …

Este arreio de montada de cavalaria do MNCoches, constituído por sela, xairel, gualdraba e estribos, pertenceu a D. Pedro de Alcântara de Meneses Coutinho (1713-1799), o famoso 4º Marquês de Marialva, estribeiro-mor de D. José I.

Foi usado no desfile inicial da Corrida de Touros à Portuguesa, designado por Cortesias, até finais de Oitocentos. Pertence atualmente ao espólio do Museu Nacional dos Coches.

O Marquês de Marialva foi considerado o melhor cavaleiro de Portugal do seu tempo e teve um papel decisivo no aperfeiçoamento da Picaria Real e da arte equestre na segunda metade do século XVIII, tendo ficado conhecido pela chamada Arte de Marialva, de que foi sucessora a Escola Portuguesa de Arte Equestre.

Na Tratado de cavalaria – Luz da Liberal e Nobre Arte da Cavallaria (1790) -, da autoria de Manuel Carlos de Andrade (1755-1817), o Marquês surge em várias estampas demonstrando exercícios da alta escola.