Curiosidade do mês … de JULHO

SABIA QUE…

O único exemplar de coche “coupé” existente na coleção do MNC é o Coche dos “Meninos de Pavalhã”, assim designado por, segundo a tradição ter sido construído para os filhos bastardos do rei D. João V (1689-1750), residentes no Palácio do Marquês do Louriçal, na zona de Palhavã (onde hoje em dia se situa a Embaixada de Espanha, em Lisboa). Foram eles: D. António (1714-1780), filho de Luísa Inês Antónia Machado Monteiro; D. Gaspar (1716-1789), filho da religiosa Madalena Máxima de Miranda; e D. José (1720-1801), filho da religiosa Madre Paula de Odivelas

O nome “coche coupé” deve-se ao facto da estrutura da caixa se apresentar cortada na parte dianteira, junto às pilastras que limitam as portinholas, ficando assim com capacidade interior para um só banco de dois lugares.

Este coche executado em Lisboa, é atribuído ao entalhador Silvestre de faria, discípulo de Ludovice, e as pinturas a José Costa Negreiros. Apesar de pouco representado no Museu foi comum no século XVIII, existindo na coleção alguns desenhos de projetos para a sua construção (ex. imagem 2).

+ INF.

Inv. MNC V 0021

Inv. MNC HD 0048

Projeto de coche “coupé”. Cópia de gravura alemã. Séc. XVIII (meados). Desenho à pena e aguada, 302×195.