Museu Nacional dos Coches

Arquivo


Curiosidade do mês de junho

Expostos no Novo Museu, os três Coches Triunfais que fizeram parte do Cortejo da Embaixada ao Papa Clemente XI, na cidade de Roma, a 8 de julho de 1716 – dia consagrado à Rainha Santa Isabel de Portugal.

No âmbito das Relações Diplomáticas com a Santa Sé, em 1712 é enviado como Embaixador Extraordinário, o 3º Marquês de Fontes, D. Rodrigo Annes de Sá Almeida e Meneses, com o propósito de obter determinadas prerrogativas para a Igreja em Portugal.

No séquito destacavam-se estes três magníficos coches, sobretudo pela qualidade artística dos grupos escultóricos, bem representativo do barroco italiano, pelo seu programa iconográfico que dá ênfase «às individuaes e gloriosas empresas da Nação Portuguesa»

SABIA QUE …

O Coche do Embaixador, evoca a diáspora do Império Português, através de dois polos temáticos a NAVEGAÇÃO representada pela deusa Tétis, princesa dos mares, que olhando para uma bússola, indica aos navegadores portugueses as melhores rotas para chegar a bons portos, e a CONQUISTA, representada pela deusa Belona, companheira de Pallas, sempre vitoriosa, está equipada com um elmo, uma cota de malha e na mão direita um escudo.

As RODAS deste coche, profusamente esculpidas com ramos de louro envolto em serpentes e delfins, alusão aos perigos que os portugueses enfrentaram em terra e no mar.

Esta e muitas outras curiosidades poderá descobrir ao visitar a mais completa coleção de veículos hipomóveis …

ESPERAMOS POR SI!

(Rosinda Palma – MNC)