Museu Nacional dos Coches

Arquivo


Curiosidade do mês …. de MARÇO

CASACAS HÁ MUITAS!

 

Sabia que…

O Museu Nacional dos Coches conserva, maioritariamente em ambiente de reserva, uma ampla coleção de casacas de uniforme, outrora utilizadas por dedicados funcionários ao serviço da Casa Real.

 

Estas garridas e pesadas peças de vestuário, zelosamente envergadas ao longo do tempo por cocheiros, trintanários, sotas ou archeiros, ficariam definitivamente para a história, ilustradas em inúmeros contextos associados a deslocações, cerimónias e eventos protocolares protagonizados pela família real.

O mesmo sucede com um outro pequeno núcleo de 14 librés em veludo bordeaux, avivado com galões de fio de prata e ouro, desta vez manufaturadas para uso dos diversos músicos pertencentes à Charamela Real.

 

Mas quem seriam estes personagens, aparentemente tão solícitos como discretos?

Um estudo recente, realizado com base na análise dos nomes manuscritos pelos próprios utilizadores tanto no forro das casacas como no interior do pavilhão das emblemáticas trompas de caça permitiram cruzar informações e identificar diversos músicos que ao longo do século XIX integraram este importante núcleo musical.

O Museu congratula-se por poder dar a conhecer os uniformes envergados por reconhecidos instrumentistas como “José Francisco de Castro, “Francisco António Norberto dos Santos”, “F. Pinto”, “Caetano”, “Sousa”, “J. Francisco”, “Brito”, “Brandão”, “Paulino”, “Cipriano” ou “Gaspar” músicos vinculados à Real Câmara, habituais utilizadores das trompas de caça reunidas outrora nas Reais Cavalariças.

(Rita Dargent)

Esta e outras curiosidades poderá descobrir dentro em breve no Museu Nacional dos Coches, assim o desejamos…

Entretanto siga-nos nas redes sociais do MNCoches (facebook, instagram, youtube…).

 

FOTO – Illustração Portugueza, 4 de Setembro de 1905