Museu Nacional dos Coches

Arquivo


CURIOSIDADE DO MÊS … de novembro

SABIA QUE …

 

A Liteira foi o meio de transporte mais usado nas cidades e em pequenas viagens entre localidades, até finais do séc. XIX….

 

Este meio de transporte que teve a sua origem na “ letícia” romana, inicialmente carregada aos ombros por escravos, foi ao longo dos séculos alterando o seu aspeto formal e funcional, passando a ser carregado por cavalos ou mulas, um atrelado à frente e o outro atrás, de modo a que “caixa” ficasse suspensa e os seus dois passageiros sentados frente a frente.

 

Considerado um transporte seguro, cómodo e funcional, tornou-se um veículo de sucesso na cidade de Lisboa, com as suas sete colinas e ruas muito estreitas e íngremes, principalmente nos bairros mais antigos.

 

O uso excessivo e a tendência para a sua ostentação levou a que fossem regulamentadas pragmáticas (leis), com o objetivo de limitar luxo e o utilização indiscriminada deste meio de transporte. A liteira só podia ser usada a quem tivesse sido atribuída uma licença ou tivesse que exercer uma atividade profissional que exigisse deslocações mais urgentes, tais como médicos, juízes, desembargadores ou eclesiásticos…

 

Esta e muitas outras curiosidades, poderá descobrir ao visitar a mais completa e diversificada coleção de veículos hipomóveis que se encontram expostos no Museu Nacional dos Coches em Lisboa. Visite-nos!!

 

Liteira da coleção do MNC