Museu Nacional dos Coches

Arquivo


Curiosidade do mês … de OUTUBRO

SABIA QUE…

Neste dia, a 25 DE OUTUBRO DE 1951, FALECEU em França, aos 86 anos, a ÚLTIMA RAINHA DE PORTUGAL – Dona Amélia de Orleães e Bragança.

 

Maria Amélia Luísa Helena de Bourbon-Orleães, nascida em Twickenhem, a 28 de setembro de 1865, era filha do Conde de Paris Luís Filipe, pretendente ao trono francês, e de Maria Isabel de Orleães.

Foi esposa do Rei D. Carlos e Rainha Consorte de Portugal e dos Algarves, de 1889 até ao assassinato do seu marido e do seu filho e herdeiro, o Príncipe Real D. Luís Filipe de Bragança, em 1908.

Com a implantação da República portuguesa partiu para o exílio (Inglaterra e mais tarde França), no entanto, antes do seu último suspiro, pediu “Levem-me para Portugal!”. Foi assim sepultada no Panteão dos Bragança no Mosteiro de São Vicente de Fora, em Lisboa, junto aos seus queridos filhos e marido.

Como Rainha, teve um papel muito importante, influenciando, com o seu carácter culto e elegante a corte portuguesa. A esta grande Senhora, se deve a criação do Museu Nacional dos Coches, em 1905 (então chamado “Museu dos Coches Reais”), reconhecendo a riqueza artística destas viaturas.

O local escolhido para instalar o primeiro museu de coches do mundo foi o salão do antigo Picadeiro Real de Belém, construído pelo arquiteto italiano Giacomo Azzolini em 1787, adaptado para o efeito pelo arquiteto da Corte, Rosendo Carvalheira.

Em memória do excelente trabalho de proteção e divulgação deste património hipomóvel, iniciado pela Rainha Dona Amélia, permanece no espaço do Antigo Picadeiro, um núcleo expositivo visitável com coches e berlindas, a galeria de pintura da família real, assim como um conjunto de acessórios de cavalaria, que pode visitar.

Atualmente, a maior parte da coleção encontra-se num edifício da autoria do arquiteto brasileiro, Paulo Mendes da Rocha (prémio Pritzker 2006) em consórcio com o atelier Ricardo Bak Gordon e o Engenheiro Rui Furtado, que está aberto ao público desde 23 de maio de 2015.

O MNCoches é hoje constituído por espaços museológicos: o antigo Picadeiro do Palácio de Belém  (Praça Afonso de Albuquerque) e o Novo Edifício, em frente (Av. da Índia).

Se a reconhece a importância da História e do Património Cultural e gosta de Viajar no TEMPO… aceite o nosso convite e venha (re)descobrir uma coleção única no mundo, em dois edifícios totalmente distintos! VISITE-NOS!!

 

Saiba mais aqui