CURIOSIDADE DO MÊS … de outubro

SABIA QUE…

O Coche mais antigo do mundo se encontra exposto no Museu Nacional dos Coches, em Belém?

É um veículo de finais do século XVI, de construção espanhola, que integrou o séquito de Filipe II de Portugal (III de Espanha), a quando da sua única viagem ao nosso país, em 1619.

Partindo de Madrid, este Coche chegou a Portugal através da fronteira do Caia, tendo feito entradas públicas em vilas e cidades durante o seu percurso até Lisboa, cidade onde foi recebido com toda a pompa e circunstância, no âmbito da cerimónia de juramento do filho de Filipe II como legítimo sucessor da coroa portuguesa.

Trata-se de um coche de viagem, com uma estrutura robusta e um interior particularmente cómodo e luxuoso.

Este Coche, para a função a que se destinou, apresenta algumas particularidades tais como:

Puxado por seis cavalos era conduzido por tronqueiro que montava um dos cavalos mais próximos do coche e era auxiliado por um sota que seguia na parelha da frente.

O rodado da frente tem um sistema de mobilidade chamado eixo triangular de capacidade reduzida.

De cada lado da porta, vemos um pequeno assento chamado tamborete, que permitia assistir de frente, a representações que faziam nas praças das cidades por onde o séquito real passava, sem ser necessário sair das carruagens.

No interior, por baixo de cada um dos assentos, esconde-se um sistema de evacuação, usado entre as localidades, evitando a paragem do séquito.

Outra curiosidade é o facto de no interior o persevão (chão do coche) esconder um compartimento onde poderiam colocar pequenos objetos… (ver imagem 1).

São apenas algumas das curiosidades que pode descobrir ao visitar esta riquíssima coleção de veículos hipomóveis expostos no Museu Nacional dos Coches, em Belém.