Curiosidade do mês de SETEMBRO

SABIA QUE….

S.M. a Rainha Isabel II de Inglaterra, que faleceu esta quinta-feira aos 96 anos (21.04.1926/08.09.2022), visitou o Museu Nacional dos Coches, na primeira visita que efetuou ao nosso país, entre 18 e 21 de fevereiro de 1957.

Isabel II viajou até Portugal na companhia do marido, o príncipe Filipe, Duque de Edimburgo, a convite do então Presidente da República portuguesa, general Francisco Craveiro Lopes.

Evocamos a honrosa visita que Sua Majestade realizou a este Museu no dia 19 de fevereiro de 1957, tendo tido oportunidade de conhecer toda a coleção de coches reais na companhia do então Diretor, Dr. Augusto Cardoso Pinto.

Na manhã do dia anterior, o casal havia chegado ao Cais das Colunas a bordo do bergantim real e foi recebido pelo Presidente da República Craveiro Lopes, a primeira-dama Berta Craveiro Lopes e pelo Presidente do Concelho António de Oliveira Salazar, onde assistiram a um desfile militar.

“E o desfile militar começa admirável, magistral, de cadência, de porte heróico, a guarda de honra, a Marinha, tropas de terra, alunos do Colégio Militar, pequeninos soldados, admiráveis de aprumo, com as suas características barretinas, esquadrões brancos, castanhos, pretos, da G.N.R., levando à frente a sua marcial charanga, batendo as baquetas, sonoramente, nos tambores enormes”, relatou o Diário de Lisboa sobre os momentos que antecederam o cortejo real que percorreu as principais ruas da baixa lisboeta apinhadas de gente. Para a ocasião foi utilizada a Carruagem da Coroauma viatura do século XIX, e vários landaus que atualmente estão em exposição no Museu dos Coches. (1957), “Diário de Lisboa”, nº 12286, Ano 36, Segunda, 18 de Fevereiro de 1957, Fundação Mário Soares / DRR – Documentos Ruella Ramos, Disponível HTTP: http://hdl.handle.net/11002/fms_dc_19200.

Na CARRUAGEM DA COROA, puxada por quatro parelhas de cavalos, seguiam a Rainha Isabel II e o Presidente Craveiro Lopes.