Curiosidade do mês … de SETEMBRO

SABIA QUE…

Dom Carlos I e a sua mulher Dona Amélia de Orleães e Bragança, fundadora do Museu Dos Coches Reaes (1905), nasceram no mesmo dia (28 de setembro).

Carlos Fernando Luís Maria Victor Miguel Rafael Gabriel Gonzaga Xavier Francisco de Assis José Simão de Bragança Sabóia Bourbon e Saxe-Coburgo-Gotha (D. Carlos I de Bragança), nasceu no Palácio da Ajuda, em Lisboa, a 28 de Setembro de 1863. Por sua vez, Dona Maria Amélia Luísa Helena de Bourbon-Orleães, Princesa de França e última Rainha de Portugal, nasceu em Twickenham, Inglaterra, a 28 de Setembro de 1865.

Para além de partilharem a data de aniversário, tinham em comum ainda a paixão pela pintura, pela arte equestre e pela caça, o que os terá aproximado nos primeiros anos de casados.

No circuito do Museu Nacional dos Coches pode encontrar as seguintes viaturas que foram utilizadas pelos dois monarcas.

Coche da Coroa – V 0007
Viatura de aparato que fez parte da Embaixada de D. João V, à Corte de Luís XIV, em 1715, sendo embaixador o Conde da Ribeira Grande.

Vitória – Inv. V 0096
Viatura para pequenas deslocações para uso de jovens e senhoras. Pertenceu à rainha D.Amélia de Orleães e Bragança tendo sido adquirida em 1983 pelo museu a D. José de Siqueira (S. Martinho).

Carruagem de criança – Inv. V 0058
Viatura de passeio para criança. Oferecida pelo rei de Itália Vitor Emanuel II, pai da rainha D. Maria Pia, a seu neto o príncipe D. Carlos futuro rei de Portugal. Trabalho italiano. Fabricante Cesare Sala de Milão.

Charabã – Inv. 50870 PNA
Char-à-bancs. Foi encomendada para a Rainha D. Maria II. Tem pintado o monograma do rei D. Carlos, seu último utilizador. Esta viatura destinava-se a passeios campestres ou ao transporte de caçadores e acompanhantes. Trabalho inglês, fabricante Thrupp and Co., Londres.

Carruagem da Coroa – Inv. V 0043
Viatura de aparato. Encomendada em Londres para o rei D. João VI, pelo conde da Póvoa, então ministro da Fazenda. Sofreu adaptações para a coroação do rei D. Carlos e foi utilizada pela última vez em 1957, quando a Rainha Isabel II de Inglaterra visitou Portugal.

Caleça – Inv. V 0115
Encomendada pela Família Real, passa em 1910 para o serviço da Presidência da República, ostentando por isso a esfera armilar. Fabricante: Mulbacher de Paris.

Landau do Regicídio – Inv. PNA 50864
Viatura de passeio, está associada a um episodio trágico da História de Portugal porque nela seguia a Família Real, quando, no Terreiro do Paço em Lisboa, a 1 de Fevereiro de 1908, sofreu um atentado que matou o Rei D. Carlos I e o Príncipe herdeiro, D. Luís Filipe. São visíveis as marcas das balas. Fabricante F. J. Oliveira, Lisboa 1900.

+ INF.

No mês de setembro, em homenagem à rainha D. Amélia e ao rei D. Carlos, sugerimos que venha conhecer de perto estas interessantes viaturas e ainda outros objectos que pertenceram a estes monarcas.

Visite o Museu Nacional dos Coches. Conheça uma coleção única no Mundo!