D. Amélia, princesa de França mas portuguesa de coração

Dia 28 de setembro, celebramos o 154.º Aniversário da Rainha D. Amélia, fundadora do MNCoches.

Filha dos condes de Paris, D. Amélia de Orléans, casou com D. Carlos I, em 1886. Apaixonada pela caça, pelas causas sociais e pela arte, em 1905, por seu especial desvelo, decidiu tornar pública a coleção de coches e carruagens da Casa Real. O local eleito para albergar este acervo, tão extenso e completo quanto singular, foi o Antigo Picadeiro Real, em Belém (Lisboa). Assim surgiu o Museu dos Coches, a sua maior obra cultural, cuja riqueza histórica e artística continua a constituir um motivo de visita obrigatória.

Princesa de França, mas portuguesa de coração, no leito da sua morte pediu “Levem-me para Portugal, adormeço em França mas é em Portugal que quero dormir para sempre.”

Em memória do excelente trabalho de proteção e divulgação das artes por parte desta Rainha, em particular deste património  hipomóvel, o Grupo de Amigos do Museu Nacional dos Coches (GAMNAC) promoveu uma ação mecenática com vista a restaurar o Manto e o Retrato da Rainha D. Amélia. Poderá (re)ver estas duas magníficas obras em breve…!

Fun Fact: Dona Amélia partilhava o seu aniversário com o seu marido, D. Carlos I, que completaria, este ano, 156 anos. Para além disto, o casal comungava ainda a paixão pela cavalaria, caça e arte, o que os aproximou nos primeiros anos do casamento.