Museu Nacional dos Coches

Arquivo


Dog Cart e outras miniaturas hipomóveis | Visita Comentada por José Brito – 16 JAN.

DOMINGO | 16 JAN. | 11H

VISITA COMENTADA POR JOSÉ BRITO (reconhecido especialista em modelismo de coches e outras viaturas…)

 

SABIA QUE …

O Museu Nacional dos Coches possui um novo veículo miniaturizado da autoria de José Cardoso Brito.
Trata-se da réplica de um carro de caça ou “Dog Cart”, construída à escala 1/10, com rigorosos detalhes técnicos e uma perfeição ímpar.

No próximo domingo de manhã, o Mestre José Brito virá apresentar algumas curiosidades sobre o processo criativo deste recente exemplar e ainda dar a conhecer as potencialidades de outras pequenas viaturas realizadas na sua oficina.
A visita comentada terá início às 11h00, junto ao “Dog Cart” original, em exposição na ala norte do Novo Edifício do MNC.

 

 

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA – “MODELISMO DE COCHES – JOSÉ CARDOSO BRITO”
O Museu Nacional dos Coches dá a conhecer a exposição temporária Modelismo de Coches – José Cardoso Brito (Galeria piso 2), que apresenta 16 réplicas de carruagens, a grande maioria expostas no MNC e realizadas pelo autor à escala 1/10, com comprimento de 50 a 70 cm, altura de 30 a 40 cm e largura de 26 a 37 cm.

 

 

MESTRE – JOSÉ C. BRITO
É um autodidata curioso, interessado e empenhado, segundo o artista “com trabalho, paciência, carinho, perseverança e gosto tudo se resolve”.
Cada modelo constitui para si um novo teste. Sem quaisquer desenhos geométricos nem planos, pega na máquina fotográfica, na fita métrica, em papel e começa o desafio. Tendo o chão onde o coche se encontra como referência, tira medidas, traça uma esquadria de 5 em 5 cm.
O artista começa sempre pelas rodas de madeira e depois segue-se a caixa onde utiliza diferentes tipos de madeira – buxo, faia, amieiro, contraplacado. Daí passa para o sistema de engrenagens, depois os diversos acessórios. A pintura é a última etapa, tanto exterior como no seu interior, nalguns casos a fazer lembrar frescos.
Estamos perante um modelismo requintado, laborioso e minucioso, que reproduz com grande realismo as várias peças de um coche: portas que abrem, degraus que recolhem, janelas com vidros que baixam, molas de suspensão, lampiões que acendem, etc, através de o recurso a um sem número de artes: pintura, costura, douramento, talha, soldadura a prata e estanho, estofagem, …
Uma arte invulgar, que vale a pena apreciar sem pressas…