Museu Nacional dos Coches

Glossário


Fétone (Phaeton)

A designação Phaeton tem origem na mitologia grega em que Phaeton filho do deus – sol Helios, conduzia o carro de seu pai. Os primeiros carros apareceram no fim do século XVIII e existem grande número de modelos diferentes. No essencial é um carro de quatro rodas, puxado por uma parelha de cavalos e destinado a ser conduzido pelo seu proprietário. É uma viatura de campo ou cidade. Tem a caixa aberta, bancos paralelos aos eixos, sendo o banco principal, do condutor, provido de capota. Atrás um banco mais pequeno para levar o lacaio que segurava os cavalos enquanto o proprietário descia.

Landau

Criado na cidade de Landau, na Alemanha, este tipo de carro torna-se uma viatura procurada pela sua elegância e pela possibilidade de ser utilizada com bom ou mau tempo. A sua utilização começa no fim do século XVIII mas foi no século XIX que se expandiu e generalizou. Viatura de aparato, tem uma caixa com quatro lugares, frente a frente e duas capotas de couro rebatíveis que se podem baixar completamente ou reunir em cima, deixando o espaço para as portas e janelas, estas têm vidros de baixar de ambos os lados. Carro de grande cerimónia muito usado nas Cortes Europeias e por Presidentes da República. Foram fabricados veículos mais pequenos designados por LANDAULET ou DEMILANDAU.

Mala-Posta

Viatura destinada ao transporte oficial do correio, em compartimento próprio mas que também transportava passageiros e bagagens. Existiram carruagens com lugares interiores para passageiros e carruagens com lugares interiores e exteriores para viajantes e bagagens podendo levar até nove passageiros. A introdução da Mala Posta foi feita em 1798 no percurso Lisboa-Coimbra (com duração de quarenta horas) e só em 1855 foi extendido até ao Porto. Neste período o seu funcionamento sofreu várias interrupções. No sul existiu de 1830-1863 um percurso que ligava Aldeia Galega (Montijo) a Badajoz (duração de 6 dias). Em Portugal o desenvolvimento do serviço da Mala-Posta esteve ligado à existência e estado de operacionalidade das estradas e o seu desaparecimento deveu-se à introdução do Caminho-de-Ferro, principalmente na zona litoral. Algumas carruagens foram compradas por particulares para serem utilizadas em viagens longas, passeios no campo ou caçadas.

Milord

Viatura nascida em Inglaterra no século XIX. É um carro de quatro rodas, muito confortável para dois passageiros, com um banco suplementar à frente que pode levar mais dois, com a caixa coberta por uma capota de baixar e levantar e munido de boleia. É uma viatura para bom tempo e pequenos passeios. Este carro usou-se muito em Portugal como carro de aluguer e ainda hoje está ao serviço dos turistas em Sintra.

Sege

Modelo de veículo de dois lugares de meia caixa, surgiu no século XVII na Alemanha, com a designação de Chaise que se aportuguesou para Sege. As rodas estão ligadas por dois varais com estribos exteriores e a caixa assenta em duas correias de couro idênticas à das berlindas. Podia ser conduzido pelo próprio ocupante ou por boleeiro, que ia montado num cavalo que seguia lateralmente, segurava as rédeas e conduzia o veículo. A sege de quatro rodas também se designava por traquitana. A utilização deste tipo de seges tornou-se muito popular e converteu-se em veículo de aluguer dentro e fora das cidades entre os séculos XVII e XIX.