Exposição no exterior do Museu – Projetos finalistas do concurso Lucca Project Contest 2020

EXPOSIÇÃO DE BD

Avenida da Índia, junto à entrada do MNC

Encontra-se patente no exterior do novo edifício do Museu Nacional dos Coches uma exposição que dá a conhecer os trabalhos dos 15 finalistas do Concurso LUCCA PROJECT CONTEST – Premio Giovanni Martinelli e o projeto vencedor do concurso de 2019. Com projeto museográfico do Arq Nadir Bonaccorso, esta exposição resulta de uma parceria estabelecida entre o Instituto Italiano de Cultura e o MNCoches.

O LUCCA PROJECT CONTEST  é um concurso nacional dedicado a aspirantes a autores de banda desenhada, promovido por Lucca Comics & Games e que já vai na sua décima sexta edição. Todos os anos, cerca de duzentos jovens autores submetem os seus projetos, que são avaliados por um júri constituído por profissionais da área.

Quinze finalistas disputam o prémio final, que consiste num contrato com a editora Edizioni BD, parceira editorial do Project Contest. Muitos dos vencedores das anteriores edições, bem como dos finalistas do Project Contest, são hoje profissionais afirmados.

Ao longo dos anos, o Project Contest, consolidou-se como um observatório privilegiado do estado da arte da jovem criatividade italiana, e, por conseguinte, do “estado de saúde” da banda desenhada italiana em geral.

Por ocasião da XX Semana da Língua Italiana no Mundo, cujo tema é “O italiano entre a palavra e a imagem: grafitis, ilustrações, banda desenhada”, o “Ministero degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale” elegeu o PROJECT CONTEST para promover e valorizar internacionalmente, através da rede de Institutos Italianos de Cultura, a nova banda desenhada italiana. OS 15 FINALISTAS em 2020, são:
–  Akku de Martina Di Luzio e Lucia Gabbi
–  ALT+F4 de Sebastiano Arangino
–  Avernus de Alberto Alarico Vignati, Andrea Brusa e Vincenzo Cardona
–  Colonies de Giovanni Cianti
–  Contact de Gaia Sartorato e Nicole Gamba
–  Diluvio de Nicola De Luca
–  Gli Squalificati de Delia Parise
–  Il primo dogma de Jacopo Cigarini
–  Il viaggio di Alfarinn de Mauro Forte
–  Maple White Land de Marco Ferraris
–  Nora de Sebastiano Arangino
–  Spolpato fino all’osso de Giulia Giacomino
–  Sudo de Giuseppe Tropea
–  That Dog Must Kill That Baby de Silvia Castellan
–  The Two Of Us de Agnese Mongatti.

A Exposição patente no exterior do MNC foi prolongada até data a anunciar.