Museu Nacional dos Coches

Arquivo


Exposição “IOAN NEMTOI” – até 6 OUT.

VISITAS GUIADAS PELO ARTISTA – DOMINGO | 6 OUTUBRO | 11H00-13H00 E 14H30-17H00.

 

Entre 24 de maio e 6 de outubro de 2019, por ocasião da Presidência do Conselho da União Europeia que a Roménia exerce no primeiro semestre de 2019, o Museu Nacional dos Coches acolhe 61 esculturas em vidro do artista romeno Ioan Nemțoi.

Ioan Nemtoi é um dos mais apreciados criadores romenos, tanto pela sua fantasia desbordante, como pela sua técnica impecável.

Nascido a 14 de janeiro de 1964, em Trusesti, distrito de Botosani (Roménia), licenciou-se em 1991 pela Academia de Belas Artes de Bucareste tendo-se especializado em Cerâmica, Vidro, Metal.

O eco do seu êxito ultrapassou rapidamente as fronteiras da Roménia e em 1991 o artista já estava presente na International Glass Exhibition de Kanazawa, no Japão. Seguiram-se depois a Noruega, a França, a Suécia, a Dinamarca, outra vez o Japão e depois a Roménia, os Estados Unidos, a Alemanha, a Bélgica, a Holanda e a Itália, num total de mais de 40 exposições. O ano de 2003 marcou a presença do artista nos espaços medievais do Palácio Cotroceni (Roménia) com a exposição Água e Fogo, e, em seguida, no World Trade Center Roterdão e no World Trade Center Amsterdão. Em 2002, a sua obra A Última Ceia foi doada pelo Estado romeno ao Vaticano. As suas obras integram coleções célebres, como a do Rei Haroldo da Dinamarca, da Rainha Isabel II do Reino Unido, de Kofi Annan ou de Sua Majestade Margarida, guardiã da coroa da Roménia. As obras de Ioan Nemtoi encontram-se também no Museu do Vaticano, no Kunst Palast em Düsseldorf, na sede da UNICEF em Nova York, na McLarren Technology no Reino Unido, no Waterland Neeltje Jans Museum na Holanda, na Casa Branca em Washington, ou em galerias célebres de países como Noruega, Suécia, Holanda, França, Itália, Canadá, Japão, Hungria, Alemanha, Bélgica.

 

Organização: Embaixada da Roménia na República Portuguesa, Instituto Cultural Romeno em Lisboa, Ministério da Cultura de Portugal, Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) e Museu Nacional dos Coches.

 

Inauguração: 23 de maio.

 

A exposição poderá ser visitada de 3ª a domingo, no horário de funcionamento do Museu (última entrada 17h30).

Local: Piso 2 – Torre Auditório MNC.