Museu Nacional dos Coches

Arquivo


Miniaturas – Modelismo de Coches | Visita comentada pelo autor José Brito – 18 fev.

No dia 18 de fevereiro, domingo, das  10h30 às 12h30, estão todos convidados a participar numa visita comentada à exposição temporária “Miniaturas – Modelismo de Coches de José Cardoso Brito”, pelo autor da mesma.

 

Os coches, carruagens, cadeirinhas e outros veículos construídos por J. Brito à escala reduzida, maioritariamente 1/10 com comprimento de 50 a 70 cm, altura de 30 a 40 cm e largura de 26 a 37 cm, são compostos por diferentes elementos que agregados de forma específica resultam em objecto artísticos únicos.
No decorrer desta visita, o autor dará a conhecer inúmeros detalhes do seu raro e curioso “métier”. Uma nova viatura, presentemente em construção, denominada por “breque”, será igualmente mostrada aos participantes. Não perca a oportunidade de participar nesta atividade do MNC.

Sem inscrição, limite de 25 participantes por ordem de chegada.
MNC – Novo Edifício – Galeria Piso 1.

 

MESTRE – JOSÉ C. BRITO
É um autodidata curioso, interessado e empenhado, segundo o artista “com trabalho, paciência, carinho, perseverança e gosto tudo se resolve”.
Cada modelo constitui para si um novo teste. Sem quaisquer desenhos geométricos nem planos, pega na máquina fotográfica, na fita métrica, em papel e começa o desafio. Tendo o chão onde o coche se encontra como referência, tira medidas, traça uma esquadria de 5 em 5 cm.
O artista começa sempre pelas rodas de madeira e depois segue-se a caixa onde utiliza diferentes tipos de madeira – buxo, faia, amieiro, contraplacado. Daí passa para o sistema de engrenagens, depois os diversos acessórios. A pintura é a última etapa, tanto exterior como no seu interior, nalguns casos a fazer lembrar frescos.
Estamos perante um modelismo requintado, laborioso e minucioso, que reproduz com grande realismo as várias peças de um coche: portas que abrem, degraus que recolhem, janelas com vidros que baixam, molas de suspensão, lampiões que acendem, etc, através de o recurso a um sem número de artes: pintura, costura, douramento, talha, soldadura a prata e estanho, estofagem, …
Uma arte invulgar, que vale a pena apreciar sem pressas…