MNCoches apresenta nova viatura: “TONNEAU”

Passou a integrar o percurso expositivo do MNC uma nova viatura do século XIX, singular na forma e na função, designado por Tonneau.

Este carro de passeio destinava-se ao transporte de crianças acompanhadas pela sua governanta. A caixa é pouco elevada para facilitar a entrada que se faz por uma única porta de traseira.

A sua forma arredondada, com estofos e balaústres torneados protegia os mais pequenos de eventuais quedas motivadas pela trepidação da viatura.

Tem lanternas, duas rodas e a suspensão é feita por molas com pinça. Era puxada por um cavalo.

Trabalho português. Século XIX.

Durante os últimos meses, esta viatura foi intervencionada na Oficina de Conservação e Restauro do museu por uma equipa de conservadores restauradores, que após o período de desinfestação desta peça por anóxia, se ocupou do seu restauro que contou com o patrocínio da fundação Millenium bcp.