MNCoches | Atividades Dia da Mulher – 8 de março – inscreva-se!

Comemoração do Dia da Mulher  | 8 de março

O Museu Nacional dos Coches associa-se à comemoração do Dia da Mulher através de um programa de atividades especial, que visa sobretudo enaltecer as mulheres relacionadas com este Museu. Rainhas, princesas, artistas, funcionárias, visitantes, etc., todas elas têm sido fundamentais para o sucesso deste Museu.

10h00 – “Coches de Noivado”
Visita orientada ao tema referente aos Coches trazidos no dote das princesas: Coche de D. Maria Francisca de Saboia I e II, de Maria Ana de Áustria e de Mariana Vitória de Bourbon.
Local: Novo Edifício do Museu Nacional dos Coches
Duração: 40 minutos
Max. 20 participantes
Orientação: Rosinda Palma.
Informações e inscrições: rosindapalma@mncoches.dgpc.pt

11h00 – Atelier de douramento
Os participantes terão oportunidade de aprender a técnica de douramento e depois levar uma recordação para casa.
Orientação: Serviço Educativo
Local: Sala do Serviço Educativo (piso 1). Novo Edifício do Museu Nacional dos Coches
Informações e inscrições: servicoeducativo@mncoches.dgpc.pt

12h00 – “Princesas Portuguesas nas Cortes Estrangeiras/ Princesas Estrangeiras nas Cortes Portuguesas”
Baseando-nos na galeria de retratos da Dinastia de Bragança que se encontra em exposição no Picadeiro Real, aproveitaremos o Dia Internacional da Mulher para dar destaque às figuras femininas da família e à sua importância Histórica. Faremos referência às princesas Catarina de Bragança e Maria Bárbara de Bragança, respetivamente rainhas de Inglaterra e Espanha e às princesas estrangeiras que se tornaram rainhas de Portugal: Luísa de Gusmão, Maria Francisca de Sabóia, Maria Sofia de Neuburgo, Maria Ana de Áustria, Mariana Vitória de Borbón e Carlota Joaquina de Bourbon.
Local: Antigo Picadeiro Real do Museu Nacional dos Coches
Duração: 40 minutos
Max. 12 participantes
Orientação: Maria Ana Bobone.
Informações e inscrições: mbobone@mncoches.dgpc.pt

15h00 – “D. Amélia, uma Rainha visionária”
Conversa em torno dos legados pessoais de D. Amélia, a este “seu” Museu.
Local: Oficina de Conservação do Museu Nacional dos Coches
Duração: 45 minutos
Ponto de Encontro: entrada principal do Novo Edifício do Museu Nacional dos Coches, junto aos elevadores.
Máx.: 12 participantes
Orientação: Rita Dargent e Nuno Augusto.
Informações e inscrições: ritadargent@mncoches.dgpc.pt

16h30 -“De Mulher para Mulher” Do Retrato da Princesa D. Maria Amélia do Brasil para a Conservadora
No âmbito do Dia Internacional da Mulher, a celebrar no dia 8 de Março, propõe-se um “diálogo entre duas mulheres”, em que consiste na abordagem da pintura de Retrato da Princesa D. Maria Amélia do Brasil e a intervenção de conservação e restauro da respetiva moldura.
Local: Oficina de Conservação do Museu Nacional dos Coches (Novo Edifício)
Duração: 30 minutos
Ponto de Encontro: entrada principal do Novo Edifício, junto aos elevadores.
Máx.: 12 participantes
Orientação: Sofia Júlio
Informações e inscrições: sofiajulio@mncoches.dgpc.pt

PROPOSTAS ONLINE
Sugestões de Leitura sobre a Rainha Dona Amélia, por Cecília Mourão.
Vamos Comunicar “no Feminino”? Através de dois Quizzes os” visitantes virtuais” podem aprender de forma divertida algumas curiosidades sobre o espólio de algumas Rainhas e Princesas representadas nas Coleções do Museu dos Coches. Conceção: Teresa Abreu / Estagiários da Escola Profissional Jean Piaget

As propostas online encontram-se disponíveis no site e no facebook do MNC: www.museudoscoches.gov.pt ; https://www.facebook.com/www.museudoscoches.pt

NOTA: No Dia da Mulher, a Direção-Geral do Património Cultural concede entradas gratuitas às visitantes do género feminino nos Museus Monumentos e Palácios da sua tutela. O Museu Nacional dos Coches faz parte dessa lista … Visite-nos!!