MNCoches | Concerto – Fundação Anna Lindh celebra o Mediterrâneo em Portugal – 28 NOV.

No âmbito do DIA DO MEDITERRÂNEO realiza-se no dia 28 de novembro, às 19h00, um concerto no auditório do “Museu Nacional dos Coches” com a banda “Malotira” e convidada especial a artista Giulia Gallina.

O Dia do Mediterrâneo começou a ser celebrado quando os Estados membros do “Processo de Barcelona: União para o Mediterrâneo” estabeleceram o dia 28 de novembro para celebrar nossa identidade compartilhada, herança comum e amor pelo Mediterrâneo, fortalecendo os laços entre as duas margens do mar.
Nesse sentido, a Fundação Anna Lindh (fundada em 2004 com sede em Alexandria, a primeira instituição co-criada pela União Europeia e seus países parceiros do Mediterrâneo) lançou e financiou o evento “Celebrando o Mediterrâneo” que consiste em 36 apresentações musicais de base comunitária (sem fins lucrativos e sem venda de ingressos) a serem realizadas simultaneamente em 25 países Euromed, por grupos multiculturais locais em espaços/instalações públicas em colaboração com as Administrações Locais.

Em Portugal a associação que foi selecionada para organizar o evento “Celebrando o Mediterrâneo” foi a Associação Cultural Luso-Grega “Parafonia”, uma organização sem fins lucrativos que foi fundada com objetivo de divulgar vários aspectos da cultura grega em Portugal e de aproximar os dois povos. A sua missão é a criação de ações que contribuam para a familiarização do público português com a língua, cultura e o modo grego de viver, através de intercâmbios culturais e também estabelecer um canal de comunicação entre as entidades competentes de ambos os países.

A Associação Cultural Luso-Grega “Parafonia” juntou forças com a Junta de Freguesia de Belém que apoia o projeto desde o seu início e ajudou tanto na concessão do espaço do “Museu Nacional dos Coches”, como também com a divulgação local do evento.

Relativamente aos artistas, “Malotira” é uma banda de música tradicional mediterrânica e balcânica que interpreta a diversidade das tradições musicais da região, para dar valor e visibilidade à sua cultura partilhada e memória coletiva. Formada em 2020 em Lisboa, Malotira atuou em Portugal em centros culturais, bares e discotecas trazendo em diferentes palcos uma presença de palco encantadora, com uma instrumentação única, uma voz cativante e danças tradicionais vibrantes.Com o seu repertório de canções da tradição grega, italiana, eslávica e românica, cantada em mais de 15 línguas e dialetos, a banda cria uma fusão poderosa que mostra como a música pode oferecer espaço para o diálogo e o intercâmbio cultural.

Giulia Gallina é uma musicista e compositora italiana sedeada em Lisboa, que ultimamente tem criado uma performance musical intitulada “Ancient Voices of the Island”, resultado da sua última residência artística na ilha de Kefalonia, na Grécia. É uma coleção de sons que representam a ilha mediterrânea, desde expressões da natureza até tradições humanas, inseridas em composições musicais minimalistas. A ideia é trazer à tona uma identidade vocal da ilha.

A colaboração entre Malotira e Giulia Gallina surgiu espontaneamente do interesse comum em explorar a música, os sons e as linguagens da área mediterrânica e culminará numa performance onde o repertório tradicional de Malotira se mistura na perfeição com a coleção de sons e composições originais de Giulia.

Concerto organizado pela Associação Cultural Luso-Grega Parafonia, com o apoio da Junta de Freguesia de Belém.

Entrada livre, condicionada à capacidade do espaço (300 lugares).

Contamos consigo!