MNCoches – Dia Internacional dos Monumentos e Sítios | 18 de abril

O Museu Nacional dos Coches associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios – 18 de abril, este ano subordinado ao o tema proposto pelo ICOMOS Internacional – PASSADOS COMPLEXOS: FUTUROS DIVERSOS.

Neste âmbito, serão realizadas visitas aos dois edifícios onde atualmente funciona o MNcoches:

VISITA GUIADA AO EDIFÍCIO DO ANTIGO PICADEIRO REAL DO MNC – ESGOTADA!

11h00 – Em 23 de maio de 1905 foi inaugurado o «Museu dos Coches Reaes», por iniciativa da rainha D. Amélia d’Orleães e Bragança.
O local escolhido para instalar o primeiro museu de coches do mundo foi o salão do antigo Picadeiro Real.
Assim, em 1904, o espaço foi adaptado às novas funções pelo Arq. dos Palácio Reais, Rosendo Carvalheira e, em 1940, a área de expositiva sofreu ampliações sob orientação do Arq. Raul Lino…
A 23 de maio de 2015, a maior parte da coleção foi transferida para o edifício construído de raiz. O MNCoches divide-se atualmente entre o novo edifício e o antigo Picadeiro, ambos em Belém (Lisboa).
Se quiser saber mais acerca da história e das intervenções realizadas neste magnífico espaço, inscreva-se na visita guiada por Rosinda Palma (Técnica Superior MNC).

Mediante inscrição prévia: rosindapalma@mncoches.dgpc.pt

Limite: 6 participantes (preferencialmente adultos).
Ponto de encontro: 10h45-11h00, junto à porta de entrada do antigo picadeiro real do MNCoches – Praça Afonso de Albuquerque. Uso obrigatório de máscara.

VISITA GUIADA AO NOVO EDIFÍCIO DO MNC

11h00  O novo edifício do MNCoches com excelentes instalações e novas valências é tanto rigorosamente protegido, como inesperadamente aberto para o exterior. Nas palavras do seu autor, o arquiteto Paulo Mendes da Rocha: “o museu não tem porta e relaciona-se para todos os lados”.
Venha conhecer melhor este edifício, que já foi Prémio CICA de Arquitectura 2015 – através de uma visita orientada por Pedro Beltrão (Técnico Superior MNC).

Mediante inscrição prévia: pedrobeltrao@mncoches.dgpc.pt

Limite: 6 participantes (preferencialmente adultos).
Ponto de encontro: 10h45-11h00, junto à porta de entrada do novo edifício do MNCoches. Uso obrigatório de máscara.

CONSULTE A PROGRAMAÇÃO DO DIMS: aqui

+ INF.  – LINK: aqui