Notícias

MNCoches integra projeto europeu na área da gestão sustentável da qualidade do ar

“O Museu Nacional dos Coches, já reconhecido pelos esforços excecionais na conservação e preservação do património cultural europeu, vai participar no projeto europeu sobre gestão sustentável e inteligente da qualidade do ar interior para a cultura e indústrias criativas.

O projeto tem por objetivo desenvolver um conjunto de novas tecnologias e produtos para a purificação do ar interior, a fim de proteger o património cultural em galerias, bibliotecas, arquivos e museus, conseguindo simultaneamente poupanças significativas de energia e de recursos materiais.

Para além do Museu Nacional dos Coches, foram selecionados para integrar este projeto na fase de testagem final do produto, onde a qualidade do ar vai ser medida e avaliada em espaços expositivos e reservas, o Deutsches Museum–von Meisterwerken der Naturwissenschaft und Technik, da Alemanha e o National Technical Museum, da Chéquia.
A integração do Museu Nacional dos Coches nesta parceria estratégica, para além do usufruto do equipamento tecnológico, permitirá fomentar a articulação com instituições parceiras congéneres, fortalecendo redes de colaboração.

Correspondendo a manifestação de interesse por parte do Museu Nacional dos Coches, o processo foi preparado pela equipa MMP que se dedica às candidaturas a financiamento europeu, assinalando-se o sucesso do trabalho desenvolvido.

O projeto SIMIACCI – Sustainable Intelligent Management of Indoor Air Quality for the Culture and Creative Industries envolve um consórcio, composto por 18 entidades parceiras – entre faculdades, museus, galerias, laboratórios, centros nacionais de investigação e ciência, empresas tecnológicas entre outras – liderado pelo Instituto Superior Técnico numa área relacionada com a qualidade do ar.

Com uma linha de financiamento da European Research Executive Agency, HORIZON Europe, o valor total do projeto é estimado em 3 999 627 EUR. A data de início apontada é janeiro de 2025, com uma duração previsível de 48 meses”.

(Texto retirado da 1ª Newsletter da Museus e Monumentos de Portugal E.P.E., 1 de julho de 2024)