MNCoches Sugestões de Leitura para o Dia da Mulher

Dia Internacional da Mulher |  8 de março de 2022

Neste dia Internacional da Mulher destacamos a Rainha fundadora do Museu Nacional dos Coches em duas obras da nossa Biblioteca, a Rainha Dona Amélia de Orleães (Twickenham, 28 de setembro de 1865 Le Chesnay, 25 de outubro de 1951). Teve um percurso de vida complexo desde a sua infância ao exílio, passando pelo casamento e o regicídio, onde morreram o seu marido, o rei D. Carlos, e o seu filho e príncipe herdeiro D. Luís Filipe. Todos estes acontecimentos transformaram a Rainha Dona Amélia em uma das mulheres de mais destaque do seu século.

LIVRO – “Família real: álbum de fotografias” de Eduardo Nobre
Dezenas de imagens totalmente inéditas, em grande parte originárias do espólio pessoal do Rei Dom Manuel II, às quais se juntam as mais famosas fotografias históricas da Família Real pela primeira vez reunidas numa mesma obra, singularizam este livro como a primeira publicação portuguesa com estas características, com esta temática, extensão e especificidade.

LIVRO – “D. Amélia: uma rainha, um museu” do Museu Nacional dos Coches

A exposição temporária “D. Amélia, uma rainha, um museu” (2006) pretendeu através de uma cronologia ilustrada facultar um apontamento biográfico da figura de D. Amélia e da sua época, complementada com alguns dos poucos objetos pertencentes à Rainha existentes no Museu Nacional dos Coches e em outras coleções nacionais.