Notícias de um carrinho de  interesse nacional

Jornada de Conservação e Restauro de um singular Carrinho de Passeio da coleção do MNCoches

Na oficina de conservação do Museu, os trabalhos relacionados com a preservação e valorização das coleções prosseguem.

A mais recente intervenção de conservação e restauro de um Carrinho de Passeio, outrora pertencente à Casa Real Portuguesa, permanece nas mãos experientes de uma equipa de Conservadores-Restauradores especializados em diferentes áreas, como: madeiras, cabedais, têxteis, pintura e douramento.

Trata-se de uma ação interdisciplinar, que visa devolver a necessária estabilidade estrutural e valorizar o semblante visual de um singular ”cabriolet”, produzido em Portugal, no último quartel do Século XVIII.

À semelhança de outros 47 bens contemplados no acervo do MNCoches, esta viatura foi classificada com o estatuto de Interesse Nacional, segundo Decreto n.o 19/2006, publicado no Diário da República.

Realça-se que esta intervenção de conservação e restauro apoiada mecenaticamente pela Fundação Millenium bcp, já permitiu pôr a descoberto elementos relevantes, essenciais para o aprofundamento do estudo e do conhecimento desta peça que, atempadamente, serão apresentados ao público.