E Vós Tágides Minhas… – Exposição prolongada

De 12 de março de 2022 até finais de abril 2023

No âmbito do 450º aniversário da 1ª edição de “Os Lusíadas”, Norberto Nunes homenageou com 20 obras de pintura, escultura e diversos objetos a mais icónica criação da literatura nacional narrada por Luís de Camões.

Entre as criações do artista existe uma pintura com 10 metros de comprimentos onde nos são dados a conhecer alguns episódios descritos em cada um dos 10 cantos de “Os Lusíadas”.

Por sua vez, na parede em frente destacam-se 10 guitarras pintadas que acompanham o mesmo mote do grande painel, como quem canta uma fado comum, “porque ao destino de sucesso de epopeia deve juntar-se o do povo; quer seja no jogo de xadrez gigante que simula, num suspense mudo e expectante o encontro de Vasco da Gama com o célebre Samorim de Calcutá”.

“E Vós Tágides Minhas..” é uma exposição repleta de cores, formas combinações e fantasia. Aqui os grandes heróis sussurram segredos a outros mais esquecidos pela mitologia e, mantendo o maior respeito e admiração pela obra mãe, geram milhares de conversas. Porque são dez os grandiosos cantos de Camões e são dez vezes dez as pequenas histórias que aqui se contam… não perca esta surpreendente exposição!

Para saber mais sobre o enredo representado no grande painel que ilustra os 10 cantos de “Os Lusíadas”, descarregue o seguinte PDF