Nova viatura em exposição – DARRACQ (séc. XX)

Cedido pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), está temporariamente em exposição o DARRACQ (séc. XX), propriedade da família Alves Ferreira Montalvão, Chaves, Outeiro-Seco.

É uma viatura tipo break, importada de França em 1901 e despachada como alfaia agrícola pelo porto da Figueira da Foz. A caixa tem 3 velocidades para a frente e uma marcha atrás. Tem travão de pé e de mão, rodas com aros metálicos, pneus de borracha e velas de cera para iluminar.

SABIA QUE… foi o primeiro automóvel a fazer a viagem por estrada do Porto para Chaves? Dizia-se que “era o diabo que vinha aí” por andar aos estampidos sem ser puxado por mulas. Atingia a velocidade máxima de 50/60 km por hora!

A título de curiosidade, damos a conhecer uma visita que Luís Montalvão, filho do proprietário do referido automóvel, realizou ao Museu Nacional dos Coches, no dia 16 de fevereiro de 1935.

A visita foi solicitada para a Primeira Dama de Portugal, Maria do Carmo Ferreira da Silva Carmoa, que se fez aacompanhar de uma ilustre comitiva originária de Chaves, sua cidade natal.

Os nomes dos participantes encontram-se registados no Livro de Honra do Museu; documento que permite perpetuar a História e memórias do MNC.

Para ficar a saber mais sobre este carro e alguns acontecimentos relacionados com o mesmo, faça-nos uma visita!