No âmbito da sua programação para 2018, o Grupo de Amigos do Museu Nacional dos Coches organiza um ciclo de palestras mensal que se realiza às terças feiras, pelas 18,30h, no Salão Nobre do Picadeiro Real (museu antigo).
Simbolicamente, a primeira será dedicada à Rainha D. Amélia, fundadora do museu e para nos falar da sua vida e obra teremos o gosto e o privilégio de contar com um dos grandes especialistas no tema.
1ª sessão – 20 de fevereiro (terça-feira), a partir das 18h30
Ao longo dos vinte e quatro anos que viveu em Portugal (1886-1910), a rainha D. Amélia procurou fazer uso da sua função de soberana e do entendimento que tinha das suas funções, numa intensa atividade de beneficência ligada à fundação de hospitais, dispensários, sanatórios e outras instituições de saúde pública. Todavia, a par da faceta filantrópica, assegurou ao longo da vida uma atividade e preocupação permanentes em ações mecenáticas em prol da conservação e restauro de monumentos, museus, arqueologia e valorização do património artístico português, o que continuaria a fazer em França, nos anos de exílio.
Esta apresentação pretende divulgar a ação da última rainha da monarquia constitucional em prol do estudo e preservação do património histórico português, bem como da sua faceta enquanto pintora de paisagem e de património artístico.
José Alberto Ribeiro é diretor do Palácio Nacional da Ajuda, com uma tese doutoral dedicada à Rainha D. Amélia de Orleães e à sua obra mecenática e artística e desempenha, também, as funções de presidente da Comissão Nacional Portuguesa do Conselho Internacional de Museus (ICOM), desde 2014.
José Alberto Ribeiro foi diretor da Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves onde, entre outras atividades, promoveu uma exposição sobre a rainha D. Amélia. Em 2013 publicou a obra “Rainha D. Amélia – Uma Biografia”.
Lembramos que está a decorrer a ANGARIAÇÃO DE FUNDOS PARA INTERVENÇÃO DE CONSERVAÇÃO DE RESTAURO DO Manto da Rainha D. Amélia de Orléans e Bragança e que contamos com o contributo de todos.
Entrada livre.