Passa tempo com o Museu dos Coches …!

⚠PASSATEMPO #museudoscoches
DESCUBRA O NOME DA VIATURA que aparece na imagem.

– Será COCHE?
🔎 “Viatura de aparato e viagem que surgiu em meados do século XV na Hungria, numa localidade chamada …, que está na origem do seu nome. A sua utilização passou a ser a representação máxima do poder aristocrático. A caixa é suspensa, através de correntes ou correias de couro, de uma estrutura de montantes fixos aos eixos dos rodados. Nos meados do século XVII, são melhorados a segurança, o conforto e a condução (…). Foi utilizada entre os séculos XV e XVIII.”

– Será BERLINDA?
🔎 “Viatura de aparato. Nos finais do Séc. XVII, …, na corte de Frederico Guilherme, surgiu um novo modelo de viatura designada ….. A caixa é suspensa por duas fortes correias de couro esticadas longitudinalmente entre os rodados através de um cric, mecanismo enrolador, com travão de cremalheira instalado no jogo traseiro. Este tipo de viatura é mais rápido e seguro do que ….. Em Portugal, só foi utilizada pela Casa Real no início do Séc. XVIII”.

– Será CARRUAGEM?
🔎 ” … tem origem em Inglaterra (Séc.XVIII). No início do século XIX, a influência francesa na construção de viaturas, para a casa real e nobreza portuguesa, é substituída pela técnica inglesa (…). ´Nesta viatura`, a segurança da condução é facilitada pela elevação do banco do cocheiro e a introdução de lanternas para maior visibilidade e o conforto melhora com a nova suspensão da caixa por correias curtas e molas de aço em forma de C.”.

JÁ ADIVINHOU?…

……..
Encontre a resposta no Website do MNCoches.
LINK: http://museudoscoches.gov.pt/pt/explore/glossario/

……..
Siga-nos e usufrua das propostas que temos para lhe oferecer, à distância 🌏 de um simples clique!

Divirta-se connosco!!