Pintura do MNCoches “Embarque para o Brasil” em exposição na C.M.Porto

Aproveite para (re)ver na exposição temporária “D. Pedro, a independência do Brasil e o Porto”, que inaugurou recentemente nos Paços do Concelho da Câmara Municipal do Porto, a pintura a óleo do Museu Nacional dos Coches – “Embarque da Família Real Portuguesa para o Brasil“, atribuída a Nicolas-Louis-Albert Delerive (1755-1818).

Na pintura, em primeiro plano distingue-se a figura do Príncipe Regente D. João (futuro D. João VI), despedindo-se da comitiva. Traja de branco, com jaqueta vermelha. À direita, dois coches – num dos quais segue a rainha D. Maria I – e duas cadeirinhas, ambas com os tejadilhos levantados. Dois frades abandonam o local e num plano mais recuado, vislumbra-se o casario de Belém, parte do Mosteiro de Santa Maria de Belém, duas tendas e a Guarda Real que acompanha o cortejo. Para além dos coches reais, no quadro representam-se ainda outros tipos de veículos de uso corrente na época, tais como a sege de duas rodas e o carro de bois, usado para transportar mercadorias. Estacionadas junto ao cais, as embarcações aguardam a chegada das reais pessoas.

Esta obra de Nicholas-Louis-Albert Delerive está diretamente relacionada com uma gravura de Francesco Bartolozzi (Arquivo Histórico-Militar), segundo desenho de Henri l’ Evêque, intitulada “L’ Embarquement du Prince Regent de Portugal au Quai de Belem, avec toute la Famille Royale, le 27 Novembre 1807 a 11 heures du Matin”.

Com o apoio científico do CITCEM (Centro Interdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória») da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), a iniciativa pretende evocar o papel de D. Pedro (I do Brasil e IV de Portugal) na independência da nação brasileira, no triunfo da causa liberal, bem como a relação estreita que teve com a cidade do Porto.

Horário da Exposição: segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00; sábados e domingos, das 15h00 às 18h00.
Patente: até 30 de março de 2023
Acesso: entrada livre

Para mais informações consulte: www.porto.pt

Colocação da pintura na Exposição Temporária patente no Paços do Concelho da C.M.Porto

HD 0038 Óleo sobre tela, s/data Título: Embarque da Família Real Portuguesa para o Brasil; Autor: Delerive, Nicolas-Louis-Albert; Local de Execução: Portugal; Datação: 1807-1810; Dimensões (cm):altura: 62,5; largura: 87,8 cm.