Museu Nacional dos Coches

Conservação e Restauro


Retrato da Rainha Dona Amélia pronto para ser exposto!

Os trabalhos de conservação e restauro continuam a decorrer na Oficina de Conservação do Museu Nacional dos Coches (MNC).

 

É o caso da intervenção que esteve a ser levada a cabo na moldura pertencente à pintura com o retrato da Rainha Dona Amélia de Órleans e Bragança, encomendada pela Casa Real Portuguesa ao pintor Vitor Corcos, em 1905.

 

O conjunto, identificado com o número de inventário HD 0032, foi oferecido, em 1945, pela própria Rainha a este “seu” Museu. Não sendo por isso de admirar o  especial valor  que este retrato tem para o MNC, uma vez que foi precisamente Dona Amélia (1865-1951), esposa de D. Carlos I, quem fundou o Museu dos Coches Reaes (23.05.1905).

 

A moldura, que foi restaurada nas Oficinas do Museu, juntou-se de novo à pintura da Rainha, pelo que o conjunto voltou a estar completo. Por sua vez, a pintura com o retrato de Dona Amélia, também foi alvo de uma ação de conservação e restauro executada no Instituto José de Figueiredo pelo conservador restaurador de pintura, Raúl Leite. O restauro da pintura foi possível graças ao patrocínio do GAMNAC – Grupo de Amigos do Museu Nacional dos Coches.

 

Atualmente, o conjunto encontra-se acondicionado em reserva, local onde permanecerá até este ser novamente exposto, em local e data a anunciar.