Retrato de D. Pedro IV – Do antigo Picadeiro Real do MNCoches para o Museu da Cidade de Lisboa

De 16 de julho a 10 de janeiro de 2021, poderá apreciar na nova exposição temporária do Museu da Cidade – Palácio Pimenta – “O MONUMENTO A D. PEDRO IV” – uma Obra faz parte da Coleção de Retratos da Dinastia de Bragança do antigo Picadeiro Real do Museu dos Coches (Galeria piso 1)l.

Trata-se do retrato de D. PEDRO IV (1830), da autoria de Maurício José do Carmo Sandim (+ INF.).

Após o fecho da exposição, a Obra regressará ao antigo Picadeiro Real.

Em 2020, celebra-se o bicentenário da Revolução Liberal de 1820, evento que está na origem da Monarquia Constitucional, derradeira fase deste regime em Portugal. Celebram-se também os 150 anos da construção do Monumento a D. Pedro IV, erigido na antiga Praça do Rossio – rebatizada como Praça D. Pedro IV – e inaugurado a 29 de abril de 1870.

Esta exposição pretende precisamente assinalar estes dois importantes acontecimentos da nossa História. (+ INF.)

Fotografia captada pelo Museu da Cidade – Palácio Pimenta