Trabalhos de conservação em curso!

Desta vez é a moldura pertencente à pintura do retrato S.M. a Rainha D. Amélia de Orléans e Bragança que “está na berlinda”!!

Este notável elemento de suporte e enquadramento da pintura encomendada pela Casa Real Portuguesa, assinada e datada (1905) por Vitor Corcos, encontra-se atualmente em fase final de restauro.

Inserido na coleção de pintura do Museu Nacional dos Coches (MNC), o conjunto identificado com o número de inventário HD 0032 foi oferecido, em 1945, pela própria Rainha fundadora, a este “seu” Museu.

A presente ação de conservação especializada foi realizada na oficina de conservação do novo edifício do Museu Nacional dos Coches e teve como objetivos: a estabilização, limpeza e uniformização dos elementos constituintes da moldura.

Decorada com elementos vegetalistas em talha vazada, recortada e policromada, a moldura acompanha graciosamente o formato oval da tela sendo trabalhada, no interior, com friso interrompido por quatro folhas contrapostas, dispostas duas a duas. As folhas de acanto, aletas e concheados que decoram o suporte conferem uma maior verticalidade a todo o conjunto.

Finalizados os trabalhos, prevê-se que, assim que possível, o conjunto possa ser exposto de novo no antigo Picadeiro Real do MNC, desta vez numa nova sala de exposições especialmente dedicada à fundadora do Museu.