Um veículo prisional, do século XIX, em contexto expositivo

Construído no século XIX, era habitualmente atrelado a quatro mulas e tinha capacidade para deslocar, de forma segura e individualizada, seis reclusos.

Tendo estado, desde o século XIX, ao serviço no Estabelecimento Prisional de Coimbra (EPC), em 1913, por indicação superior do Ministro Afonso Costa, terá sido substituído por um outro veículo, já com motor.

O incontornável interesse histórico e patrimonial deste exemplar permite que, no contexto da atrelagem europeia, seja considerado um bem único. A sua conservação e integração no percurso musealizado do MNCoches representará, sem dúvida, uma enorme mais valia.

O restauro realizado com apoio mecenático da Fundação Millenium BCP e a referida cedência temporária resultam de um protocolo celebrado  entre a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais e a Direção-Geral do Património Cultural / MNCoches.

Fique atento às novidades …