Workshop no Museu Nacional dos Coches “Cabedais Histórico-Decorativos: Conhecer para Preservar”

Nos dias 9, 16, 23 e 30 de abril e no dia 7 de maio , das 9h30-13h00, realiza-se no Museu Nacional dos Coches um Workshop subordinado à temática Cabedais Histórico Decorativos: Conhecer para Preservar.

Constituída por sessões teórico-práticas, esta Formação pretende apresentar as principais características materiais e respetivas tecnologias associadas aos cabedais, os fatores de deterioração físico-químicos e os procedimentos indispensáveis à sua preservação.

As sessões práticas incluirão a observação macro e microscópica de amostras de cabedais, a observação de distintos objetos com cabedais, do diversificado acervo do Museu Nacional dos Coches, para sua identificação e avaliação visual do seu estado de conservação; e ainda a apresentação e demonstração de materiais e técnicas básicas de conservação de cabedais.

Coordenação: Lina Falcão – Conservadora-Restauradora especializada em Cabedais.

Iniciativa: Departamento de Conservação do MNCoches | Apoio: Grupo de Amigos do Museu Nacional dos Coches (GAMNC)

Duração: 15 horas, 5 sessões teórico-práticas de 3 horas

Inscrição: 15 participantes

80 € técnicos da DGPC e GAMNAC | 100 € publico geral

Destinatários: Conservadores e técnicos de museu, conservadores-restauradores, estudantes de museologia e de conservação e restauro, colecionadores

E-mail: gamnac.coches@gmail.com

Contacto telefónico: 210 732 319

Os cabedais, também vulgarmente designados de couros, são um conjunto bastante diversificado de materiais produzidos a partir de peles animais através de técnicas de curtume. Antas, atanados, badanas, carneiras, cordovões, guadamecis, marroquins, moscóvias, seleiros, solas ou tafiletes são exemplos de diferentes cabedais que foram usados e aplicados na produção de objetos muito distintos e que hoje estão classificados como bens culturais. Estes materiais históricos podem ser encontrados em calçado, vestuário, encadernações, arreios, selas, revestimento de paredes, de mobiliário diverso e de viaturas hipomóveis. Muitos destes cabedais têm ainda associados técnicas artísticas como a pintura, douragem e a gravação.

– O que caracteriza e distingue esses cabedais?

– Quais problemas de conservação mais comuns que apresentam?

FICHA DE INSCRIÇÃO

: