Museu Nacional dos Coches

Notícias


Obras em Destaque – Whils, Siza Vieira e Norberto Nunes

Enquanto percorrem o vasto espaço expositivo do MNC, os visitantes deparam-se no piso 1 com um conjunto de obras contemporâneas da autoria de três artistas nacionais de referência – o arquiteto Álvaro Siza Vieira (n. 1933), o pintor e grafiteiro Alexandre Farto Aka Vhils (n. 1987) e o pintor, cartoonista e ilustrador Norberto Nunes (n. 1942).

Hell’s Kitchen Bench, é uma peça de grande escala, que evidencia a mestria do traço de Siza Vieira,  conjugando  a pedra do mármore branco com o mogno. Este banco foi desenhado para o átrio dos elevadores do edifício, que projetou na icónica zona Hell’s Kitchen, em Manhattan, devendo-lhe a sua designação.

Escolhi o nome para o banco em mármore e mogno que será colocado no átrio dos elevadores no Edifício que desenhei em Manhattan: Hell’s Kitchen Bench, esperando que a experiência de quem nele se sente não seja infernal. Álvaro Siza

“Petra”, da autoria de Aka Vhils, sugere um graffiti, realizado a partir de um elaborado labirinto tridimensional, composto por quatro tipologias de mármore português.

Destruindo para criar, Vhils formula proposições visuais poderosas e poéticas a partir de materiais que a cidade rejeita, humanizando zonas deprimidas com os seus comoventes retratos em grande escala (site Primeira Pedra).

https://www.primeirapedra.com/creators/alexandre-farto-aka-vhils/

Estas obras foram cedidas na sequência da exposição “Primeira Pedra”, promovida pela ExperimentaDesign e pela Assimagra no MNC, entre junho de 2022 e janeiro de 2023.

 

Por sua vez, o artista plástico, Norberto Nunes, está representado numa escultura, em madeira pintada, de grande dimensão, intitulada “12 Signos do Zodíaco“, inspirada nos rodados traseiros do emblemático Coche de D. João V.

Começou por trabalhar em animação de cartoons e ilustração de livros infantis, depois entregou-se à indústria cinematográfica de publicidade. Finalmente a partir de 1998, o seu tempo integral passou a ser dedicado à pintura.

http://norbertonunes.com/

 

Visite-nos e aprecie este diálogo.