400.º Aniversário da visita de Filipe II a Portugal

Em 2019, celebramos o 400.º aniversário da visita de Filipe II a Portugal.

O coche utilizado para esta viagem (Coche de Filipe II), o mais antigo da coleção do MNCoches, foi trazido pelo rei Filipe II (III de Espanha) aquando da sua visita a Lisboa, para assistir ao juramento do seu filho como sucessor à coroa portuguesa, em 1619.
Esta viatura caracteriza-se por ser robusta por fora, servindo a sua função de viagem, e rica por dentro, tanto ao nível da decoração como do conforto. Arcaico, pesado e de difícil manobra apresenta uma decoração tipicamente espanhola: revestido a couro e decorado a tachas douradas e, no interior, o teto decorado com madeira revestida a folha de ouro.
Conhecido, em Portugal pelo cognome de O Pio ou O Piedoso, Filipe II reinou durante 23 anos, acabando por falecer um ano após a sua visita a Lisboa, aos 42 anos.

Venha conhecer “ao vivo” esta emblemática peça do MNCoches e complemente a “sua descoberta”  com os meios interativos e informativos que concebemos para si!

Fotografia de Coche - Museu

+ INF.